O próprio nome Sicredi já remete ao conceito colaborativo para o desenvolvimento, baseado no cooperativismo e associativismo, o que pode levar a entender ao atendimento específico de determinados grupos. Contudo, a ideia de incentivar as pessoas a driblar as dificuldades para empreender é mais abrangente e engloba também as pessoas físicas.
Neste sentido, tanto as empresas quanto o público em geral podem buscar o apoio desta instituição financeira que é cooperativa, e também colaborativa para o incentivo da abertura ou crescimento de projetos independentes. Em 2021, entrou para o ranking das melhores do Brasil, elaborada pela conceituada revista norte americana de negócios Forbes, o World’s Best Banks 2021. A avaliação foi realizada em 28 países e considerou critérios como atendimento e serviços digitais, entre outros.
Para buscar o apoio no Sicredi não há burocracia, a pessoa física precisa apresentar o documento de identificação com foto e comprovantes de residência e renda. A análise interna leva no máximo dois dias e, para acessar ao internet banking, o CPF substituirá o CNPJ