Pré-candidato a governador, o ex-prefeito Ronaldo Dimas lidera pesquisa Real Time Big Data, contratada pela Record Nacional, com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado – o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) – no cenário mais provável para as eleições de outubro. Dimas também é o pré-candidato de menor rejeição e tem alto potencial para crescimento, pois 27% dos eleitores não o conhecem.
Os dados da sondagem eleitoral foram divulgados pela Record na tarde desta quarta-feira, 30 de março. Na simulação com maior possibilidade de se repetir na eleição, Dimas tem 28%, Barbosa 23% e o ex-deputado estadual Paulo Mourão, 6%.
Quando o instituto coloca mais pré-candidatos na disputa, a vantagem de Dimas fica em quatro pontos percentuais. Em um cenário com apenas Dimas contra o atual governador, algo que repetiria a eleição de 2010 no Estado e hoje poderia ser o segundo turno, o ex-prefeito de Araguaína venceria a disputa com 34% contra 30% do atual ocupante do comando do Palácio Araguaia.
Por ser um pré-candidato de oposição, o posicionamento de Dimas, ainda faltando seis meses para a eleição, já indica que o ex-prefeito tende a ser um candidato muito competitivo e com boas chances de sucesso. O Tocantins é um Estado no qual nenhum governador termina o mandato desde 2006 e Dimas representa exatamente o contrário desse quadro: governou Araguaína de 2013 a 2020, elegendo seu sucessor, em uma administração que teve quase 80% de aprovação por transformar positivamente a cidade por completo.
No quesito rejeição, os números de Dimas também são bons. Apenas 18% dos 1.000 entrevistados não votariam no ex-prefeito de Araguaína de jeito algum. A rejeição de Wanderlei Barbosa, por exemplo, é de 25%.
Com 1 mil pessoas entrevistadas nos dias 28 e 29 de março, a pesquisa Real Time Big Data foi registrada no TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral) com o número TO-09191/2022 e possui intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.