Paraíso do Tocantins: Frísia discute ações ambientais e pecuária de corte

A Frísia Cooperativa Agroindustrial realizou na manhã desta quarta-feira, 14, um evento para discutir a regulação ambiental de propriedade, o licenciamento ambiental das atividades desenvolvidas, a adequação das construções de apoio existentes nas fazendas e o fomento e parcerias para a instalação de energia fotovoltaica nas propriedades rurais. O encontro ocorreu no Hotel Serranos, em Paraíso do Tocantins,  e contou com a presença de 35 cooperados e na ocasião, a cooperativa apresentou um projeto para a pecuária de corte tocantinense, direcionado aos produtores.

Hermann Weigand tem uma fazenda na cidade de Pugmil e afirma que as palestras trouxeram entendimentos que vão além das porteiras das propriedades. “As informações que nos foram repassadas foram extremamente esclarecedoras, pois às vezes a legislação deixa dúvidas abertas e conseguimos enfim saná-las. No geral foi um evento riquíssimo, pois às vezes acabamos tendo problemas por falta de conhecimento nos processos”, relata o cooperado.

Proprietária da Fazenda Santana, no município de Pium, a cooperada Maria Elizabeth conta que compareceu ao evento pela necessidade de se manter atualizada. “Foi uma manhã interessantíssima e que trouxe muito conhecimento. É muito bom ver a preocupação da Frísia em fazer com que nossa pecuária esteja sempre inteirada das novidades do mercado”,  destaca.

De acordo com Francis Bavoso, coordenador Ambiental e Florestal da Frísia, o momento oportunizou conhecimentos para manter o meio rural consciente, atualizado e capaz de desenvolver suas atividades vinculadas à parte sustentável de forma efetiva. “Hoje em dia temos uma gama de ações que podem ser realizadas e pautadas na sustentabilidade. A Frísia busca sempre engajar nossos cooperados neste sentido e este encontro serviu para isso”, frisa.

Jefferson Tramontini, gerente de Negócios Bovinos da Frísia, pontua que com a apresentação do projeto de Pecuária de Corte, os cooperados puderam compreender as possibilidades de se ter um segundo negócio dentro de suas propriedades, diversificando seus serviços por meio da integração entre lavoura e pecuária.

“Com isso, foi possível entender que é possível ter segurança em relação a situações de seca e intempéries, garantindo os custos de produção e consequentemente a redução de prejuízos. A Frísia irá disponibilizar assistência técnica e acompanhamento no desempenho das atividades, fornecendo aos produtores os insumos necessários para a produção de pastagem e forragem, além de fármacos, que serão ofertados com preços especiais visando a redução de custos”, finaliza.

Frísia

No Tocantins desde 2016, a Frísia conta hoje com mais de 134 cooperados e cerca de 50 colaboradores localizados em 22 municípios da região central do estado. A cooperativa agroindustrial oferece ao produtor rural inúmeras vantagens competitivas perante o mercado e permite que ele tenha mais facilidade na administração dos seus negócios, aumentando as condições para o sucesso das atividades. A matriz da cooperativa fica no estado do Paraná.

Comentários (0)
Adicionar comentário