O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, em Palmas está isentando 29.398 contribuintes, por meio do Programa IPTU Social, que contempla pessoas físicas, proprietários de um único imóvel, exclusivamente residencial e cujo imposto não ultrapassa 50 Unidades Fiscais de Palmas (Ufips). Atualmente uma Ufip representa R$ 3,97. Neste exercício estão contempladas 2.096 famílias a mais em relação a 2021.
Na categoria de imunes, que são os prédios que abrigam órgãos públicos, religiosos, entidades filantrópicas, e constitucionalmente não recolhem o imposto, são 3.385 imóveis.
Além das isenções e imunidades, o município ainda concedeu descontos do Programa Palmas Solar a 806 pessoas, entre CPFs e CNPJs, que utilizam energia sustentável em seus imóveis.
Também, 445 contribuintes optaram por utilizar os créditos do Programa Nota Premiada Palmense para descontos no IPTU 2022 e os que estão adimplentes com o município e fazem jus ao desconto de 10% no valor a ser recolhidos são 59.667 contribuintes.
A expectativa de arrecadação do IPTU para este ano é de R$ 54.902.700,00, conforme previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Carnês
A distribuição dos carnês do IPTU de imóveis edificados deve começar na segunda quinzena de fevereiro, e a entrega será realizada pelos Correios. Já os proprietários de imóveis sem edificação podem imprimir seus boletos no site da Prefeitura de Palmas, na aba IPTU (http://iptu.palmas.to.gov.br/), ou retirá-los em uma das uma das unidades do Resolve Palmas, na Avenida JK, Shopping da Cidadania, Taquaralto (região Sul) e Shopping Capim Dourado (região Norte).