O ônibus exclusivo para mulheres, que começou a circular na linha 010 Eixão, nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, passa a contar com mais quatro horários saindo de cada estação (Javaé e Apinajé) a partir desta quinta-feira, 9, somando assim oito saídas de cada uma. De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), o ônibus exclusivo irá rodar nos horários de pico, saindo das estações Apinajé e Javaé. A rota havia sido anunciada pela prefeita Cinthia Ribeiro no último dia 2, em entrevista coletiva à imprensa sobre o transporte coletivo na Capital.
Essa é uma linha complementar que não interfere na rotina das demais linhas e rotas do transporte coletivo de Palmas. O superintendente de Transporte Coletivo da ATCP, Morisdant Saboia, fala sobre como a linha foi implantada. “Não retiramos ônibus da linha 010 para atender ao exclusivo. Temos uma reserva de veículos que atendem quando precisamos substituir outro ônibus, como incremento em horário de pico. Além disso, essas mulheres já são usuárias do sistema, ou seja, não é uma demanda nova”, pontua.
A medida tem o objetivo de coibir situações de assédio contra mulheres. Saboia explica como irá funcionar o ônibus exclusivo. “Teremos oito saídas de cada estação (Apinajé e Javaé) e os veículos estarão identificados, destacando a exclusividade para mulheres. A ideia é que nos horários de maior lotação dos veículos, as mulheres tenham mais segurança dentro do transporte coletivo”, afirma.
Os horários de saídas da Estação Javaé serão 5h31, 6h51, 7h31, 8h51, 15h06, 15h11, 17h01, 18h02. E na Estação Apinajé, o ônibus exclusivo para mulheres sairá: às 6h31, 7h51, 8h31, 9h51, 16h01, 17h02, 18h01, 19h02. O ônibus exclusivo funcionará de segunda a sexta-feira.