Olyntho explica que o principal papel da Comissão de Finanças é avaliar, sob o aspecto contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial, as propostas que tramitam na Assembleia. “Há matérias que são apreciadas exclusivamente pela Finanças, ou seja, que passam apenas por esta comissão antes de serem votadas pelo Plenário da ALETO. É o caso do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que são as normas que regulamentam a aplicação do dinheiro público no Brasil. Faz parte da nossa missão analisar, detalhadamente, o teor delas, buscando aperfeiçoar o texto legal e garantir que os recursos sejam direcionados adequadamente”, ressaltou.
Durante a instalação, ficou decidido que as reuniões ordinárias da Comissão de Finanças continuarão sendo realizadas todas as quartas-feiras, às 14h, no Plenarinho da Assembleia. Além de Olyntho como presidente, o órgão colegiado contará com os seguintes membros titulares: o vice-presidente Eduardo Fortes (PSD), Valdemar Júnior (Republicanos), Gipão (PL) e Eduardo Mantoan (PSDB).
Olyntho também é titular em outras comissões temáticas da Casa. São elas: Comissão de Saúde e Assistência Social; Comissão de Educação, Cultura e Desporto; e Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo. “Cada uma, dentro da sua competência, tem uma valiosa parcela de contribuição para uma Assembleia forte, atuante e propositiva. Como membros, que possamos dar agilidade à tramitação das matérias, promover audiências públicas para ouvir a população e estabelecer um bom diálogo institucional. Tudo pelo nosso bem maior, que é o estado do Tocantins”, concluiu o deputado.