O seu plano de saúde vai ao encontro de suas expectativas

A garantia de se ter um plano de saúde particular é justamente para ter a certeza de um pronto atendimento. Temos o conhecimento da alta demanda no Sistema Único de Saúde, nosso SUS e que atende muito bem, e deve-se salientar que foi o responsável por nossa vacinação em massa, indiferente de embates políticos.

Por isso, a demora pela tão desejada consulta médica, leva o brasileiro a optar pagar por um plano de saúde particular e sem fila de espera quando necessitar. No entanto, em Palmas – TO, o cliente se depara com uma agenda quase sempre lotada e com a possibilidade de agendamento estimado entre um, dois meses e, dependendo, pode chegar a três meses de espera para a consulta.

Além disso, se for em época de férias e feriados, não encontrará a agenda aberta. Sem contar que precisará autorizar e agendar exames. Ao fim a ao cabo, o que era para ser um diferencial e extremamente caro, deixa a desejar, pois a UNIMED Nacional para uma pessoa está em torno de R$ 1.000,00 (mil Reais), dependendo da faixa etária e em leito coletivo ou que se denomina enfermaria coletiva, e que antigamente era denominado de semi-privativo, o que significava dividir apenas com outra pessoa o quarto em um hospital, em função do alto custo, passou a ser enfermaria coletiva, na qual o cliente passa a ter que compartilhar esse espaço hospitalar com várias pessoas, como ocorre no SUS, e não mais somente com outra pessoa, visto que o plano para um leito hospital privativo é muito mais oneroso. No entanto, a consulta terá o mesmo tempo de espera.

Para reclamar ou criticar é preciso apresentar soluções e a solução é simples, basta fazer convocar uma Assembleia Geral e Extraordinária e disponibilizar, no mínimo, mais 200 vagas de cooperados e cooperadas em Palmas a fim de se ter uma adesão geral e com cotas acessíveis e sem cobrar uma fortuna dos novos cooperados, o que impede muitas vezes de um profissional da área querer ser um cooperado da UNIMED. Outra sugestão que atenderia os clientes, indiferente da urgência, é de terem a garantia de consultar com um médico particular, caso não haja atendimento na mesma semana ou mês com o médico cooperado, pois essa prerrogativa já é garantida, porém, caso não exista na UNIMED local um especialista para o atendimento especializado ou quando for de extrema urgência.


Portanto, o ato de o cliente não poder ser atendido prontamente não pode mais acontecer com um plano de saúde particular e a solução já foi apresentada é simples de solucionar o problema. Além disso, o direito do consumidor deve prevalecer e, da mesma forma, deve ser resguardado o direito dos clientes que querem pagar por um plano de saúde diferenciado e particular. Afinal a UNIMED deve ir “AO encontro” do que um cliente almeja e não “DE encontro”.

Eliane Cecilia Tochtrop

Professora de alemão e germanista
Bacharel em Direito
Lider do Comitê Sustentabilidade do Grupo Mulheres do Brasil
Representante de Energia Solar
Coordenação de delegações técnicas internacionais

Instagram Eliane Ambientalista
Facebook Eliane Tochtrop

Comentários (0)
Adicionar comentário