“School Talks: o papel do gestor escolar no enfrentamento da pandemia do Covid-19 nas escolas” foi o tema do primeiro webinar da série que o British Council (Conselho Britânico) promove, de forma gratuita, aos educadores, para abordar os possíveis caminhos a serem seguidos diante dos desafios causados pela pandemia. A primeira edição do seminário on-line foi realizada nesta quarta-feira, 22, com a participação da secretária de estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.
Também foram painelistas, Wellington Pereira da Silva, diretor da Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha, em Angra dos Reis (RJ) e vencedor do Prêmio Shell de Educação Científica em 2018, e Maria de Fátima Lima, especialista em gestão escolar. O encontro contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020.
Entre os tópicos abordados na conversa destacaram-se: o papel do gestor escolar no enfrentamento dos desafios atuais e no contexto pós-pandemia; como os gestores escolares estão trabalhando para enfrentar esses desafios em diferentes contextos; e o que as pesquisas mostram sobre o quão importante é o papel da gestão escolar para conduzir as escolas em momentos de crise.
A secretária Adriana Aguiar ressaltou a relevância da atuação do diretor e das equipes das unidades de ensino no atual contexto. “Analisando os desafios nos quais a pandemia nos colocou, vemos que a centralidade do papel do gestor e da equipe escolar ganhou destaque ainda maior. Neste momento em que estamos todos afastados, a construção da confiança e dos bons relacionamentos dentro da comunidade escolar é central. O acolhimento, não apenas dos nossos estudantes, mas também dos nossos professores e de todos os profissionais da escola deve guiar nossas ações”, reforçou.
No espaço, a titular da Educação também apresentou as novidades da edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar, pelo qual foi referência nacional em 2010. “Nós também tivemos que nos reinventar diante dos desafios colocados pelo cenário de pandemia. Estamos trazendo algumas mudanças no formato do Prêmio neste ano porque queremos dar visibilidade justamente às respostas a esses desafios. E essas respostas nunca são dadas por uma pessoa só: é o trabalho em equipe. Por isso, nessa edição especial, vamos premiar não apenas o gestor, mas a equipe escolar”, destacou a secretária, que é coordenadora nacional do PGE 2020.