O LADO ESCURO DA PERSONALIDADE – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Carl Jung, o pai da psicologia analítica submete a nossa personalidade a um olhar pautado em arquétipos. Ao falar sobre a lado escuro da personalidade me permito discursar sobre o arquétipo sombra postulado por Jung. Sombra, é o lado escuro, o lado negro, o lado denso de trevas da personalidade. É o lado escuro da alma, da psique, do ego, do eu, do self que cada um de nós possuímos. E para abrir este diálogo, eu pergunto: o que tem oculto no lado escuro, no lado sombra da sua personalidade? E você pode descontraidamente dizer: “não sei, está no lado escuro, não consigo ver! ”. E em uma reposta igualmente descontraída eu diria, “pior que sabe, porque muito do conteúdo que lá está, foi você quem colocou!”.

Estou me referindo ao subconsciente e ao inconsciente humano. E é neste local, tão mais amplo que a nossa consciência, que lançamos aquilo que nos incomoda, que não queremos lembrar, que nos traz dores psíquicas, nos levando ao adoecimento mental e emocional, e que pode nos causar doenças físicas que vão desde uma leve dor de cabeça, a um câncer que pode ser fatal. E então você diz: “isso é muito sério?!” E eu digo: “Seríssimo! Estamos falando da mente humana, da nossa personalidade, por isso a necessidade de tratarmos nossas sombras.

“Infelizmente, não há dúvida de que o homem não é, em geral, tão bom quanto imagina ou gostaria de ser. Todo mundo tem uma sombra, e quanto mais escondida ela está da vida consciente do indivíduo, mais escura e densa ela se tornará. De qualquer forma, é um dos nossos piores obstáculos, já que frustra as nossas ações bem intencionadas.”  – Carl Jung –

Sombra é portanto, o que é para a nossa mente, proibido – o que a própria pessoa na sua individualidade e crença entende que não pode; o que é protestado não do ponto de vista da religião, ou, apenas da religião qualquer que seja ela, mas, da própria cultura, ou seja, o que para essa pessoa é protestado socialmente, o que não pode ser revelado para o outro porque, é da ordem do absurdo.

Sombra é nosso Eu “não aprovado”, ou, o que você entende não ser aprovado. Sombra, é o seu Eu reprovado pela sua própria mente, é o que a sua mente consciente rejeita. Sombra é o que você interdita para não tornar – se manifesto inclusive para você, porque dói.

Para que venhamos manter distante da consciência nossas sombras que nos incomodam, que dói quando entramos em contato com elas e por isso não queremos ver, nos recusamos a olhar, não queremos tratar, usamos pelo menos três poderosos mecanismos de defesas do ego, mecanismos que protegem o ego para que esse não sinta dor, são eles: negação, repressão e recalque. Esses mecanismos que no início parecem ser positivos porque afastam a dor da consciência, dor essa provocada pela ansiedade, pelo estresse e pelo trauma, na realidade não são meios que resolvem o que incomoda a nossa mente consciente, antes o contrário, como uma força expulsória lança para distante da consciência, para dentro, e não para fora, o que machuca a pessoa só de pensar a respeito. Então, vai fazendo do subconsciente e do inconsciente um lixão, que mais dia ou, menos dia, você sabe, vai cobrar a conta da sua natureza, porque não é ecologicamente correto lançar lixo para dentro de si. Lixo emocional, psicológico devem ser cuidados, tratados, para não nos poluir, não nos adoecer mentalmente e possamos consequentemente viver com qualidade de vida.

“Ninguém se ilumina (se trata) se imaginando figuras de luz, mas se conscientizando da escuridão”. – Carl Jung

Por isso reprimimos, recalcamos e fazemos uma força enorme para negar que aquilo que somos nos incomoda, porque achamos monstruoso, por isso não convém existir dentro de nós, mas como existe não é para ser mostrado, revelado, declarado, tornado público.

E então, QUAIS SÃO SUAS SOMBRAS??? QUAIS SÃO OS MONSTROS QUE EXISTEM DENTRO DE VOCÊ e FAZEM PARTE DA SUA PERSONALIDADE??

Caso você insista em não tratar essas sombras, ou, mais especificamente os monstros que lá existem e que podem nem parecer tão monstros assim para outros, mas, que para você o são, estes fantasmas da sua escuridade mental, vão crescendo. Sim, vão crescendo cada vez mais e engordando, uma vez que vão estar alimentando-se da sua energia psíquica e por conseguinte te adoecendo holisticamente. Eles impedem que você cresça e se desenvolva, limitando seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, uma vez, que aquele que adoeceu não procurará outra coisa, senão, tão somente o cuidado com a sua saúde. 

Como JUNG disse, “As sombras são os nossos piores obstáculos porque frustram nosso melhor eu.”

Com autoconhecimento e autodesenvolvimento limitados, pode ser que você não consiga perceber que adoeceu não apenas fisicamente, mas mental e psicologicamente. Por esta razão faz-se necessário e imperativo que você possa tratar suas sombras, o que só o é possível quando a submetemos a iluminação da consciência o que é feito através da intervenção psicológica.

Comentários (18)
Adicionar comentário