A agtech brasileira Agrotools colocou em operação nesta terça-feira uma plataforma digital voltada para vendas de soluções no agronegócio, que pode ajudar no mapeamento de questões sensíveis ao setor, como o meio ambiente.
A Agrotools, líder em soluções digitais voltadas ao agronegócio no Brasil, agora ofertará no varejo serviços online sobre lavouras, clima e territoriais.
O CEO da companhia, Sergio Rocha, disse que o projeto estava previsto para entrar em testes em 2021, e não em novembro do ano passado.
Mas o processo foi acelerado em vista das oportunidades de negócios criadas a partir do aumento na demanda por informações sobre rastreabilidade e sustentabilidade dos produtos agrícolas.
“Hoje há essa grande questão ambiental que está denegrindo a imagem do país. O problema existe, mas tomou uma dimensão muito maior do que realmente é, e a tecnologia vai ajudar a traduzir isso”, disse ele à Reuters.
Nos últimos tempos, o setor agrícola brasileiro foi visto como causador de problemas ambientais, como queimadas e desmatamentos.
Para o CEO da Agrotools, a tecnologia pode ajudar a mostrar que algumas críticas ao setor são injustas.
“Acho que isso vai virar uma oportunidade e não um problema, será uma estratégia comercial enorme… Aceleramos o lançamento sabendo que existe uma demanda enorme”, afirmou, sem dar mais detalhes sobre os investimentos feitos na plataforma.
“Quanto mais as plataformas digitais traduzirem as informações (do agronegócio) para as corporações, mais (as corporações) vão apoiar a adoção de tecnologia para suporte à produção”, acrescentou o CEO.
Segundo ele, o novo modelo global de vendas digitais da Agrotools deve atingir 200 milhões de reais somente no Brasil nos próximos cinco anos.
Agora a Agrotools segue para uma nova rodada de captação de recursos, que faz parte de um plano de expansão acelerado da empresa.