Em parceria com o Sindicato Rural de Almas, o Sistema FAET/Senar está realizando uma nova edição do AgroForte, na região sudeste, durante a 25a. edição da ExpoAlmas.
Na abertura, o presidente do Sistema FAET/, Paulo Carneiro, destacou que o projeto visa “discutir as principais temáticas do setor na região que sedia o evento. É uma forma de estimular melhorias nas propriedades rurais e elevar o ganho no campo”
A programação iniciou com o Engenheiro Agrônomo, Anderson Labegalini. De acordo com o palestrante, cerca de 80% de pastagens cultivadas no Brasil se encontram em algum estado de degradação, ou seja, não incapazes de sustentar os níveis de produção e qualidade exigida pelos animais.
”Passamos para os produtores como realizar o manejo adequado dessas pastagens e a importância de fazer uma boa implantação. Uma palestra importante para região, principalmente porque ela enfrente muitas dificuldades com forrageira no período da seca”, afirmou.
O tema “Suplementação dos animais no período da seca” foi apresentado pelo Técnico de Campo do Senar, Paulo Henrique. ”Mostramos as estratégias de suplementação e orientamos os produtores a respeito da silagem de capim, de sorgo e suplementações minerais. São estratégias que podem melhorar a produtividade nessas áreas”explicou.
O primeiro dia de programação também contou com a apresentação de um caso de sucesso do produtor Graciel Nunes, que é atendido pela Assistência Técnica do Senar, na fazenda Palmeiras.
Ele mostrou como a assistência tem contribuído com os resultados positivos da propriedade, como por exemplo, um aumento de 6% na renda bruta, redução de 29% no custo operacional efetivo e aumento no lucro total de 54%.
▶️ Confira como foi o primeiro dia de AgroForte👇🏻