No combate à criminalidade, Polícia Civil do Tocantins tem recorde de inquéritos instaurados e 3.813 autores presos

Em 2020, a Polícia Civil do Tocantins trabalhou intensamente e teve sua produtividade ampliada. Foram 16.008 inquéritos instaurados entre janeiro e novembro deste ano e 12.899 entre janeiro e dezembro de 2019, ou seja, 3.109 inquéritos a mais. Ainda neste ano, a Polícia Civil prendeu 3.813 autores, lavrou 4.262 Termos Circunstanciado de Ocorrências (TCOs) e registrou a apreensão de 2.111 armas, sendo 1.283 armas de fogo e 928 armas brancas.

Estatísticas

Em comparação ao ano de 2019 e considerando os efeitos da pandemia, o ano de 2020 fechará com os crimes contra o patrimônio (furtos e roubos) em queda. No primeiro trimestre, houve ligeira alta de 3,6%. No entanto, os dois trimestres subsequentes (abril-maio-junho e julho-agosto-setembro) registraram quedas de 54,93% e 61,1% respectivamente.

Foi observada também uma redução nos crimes contra a dignidade sexual (estupro e estupro de vulnerável). Houve alta de 5,7% no primeiro trimestre, queda de 28,33% no segundo e 20,5% no terceiro trimestre.

Na análise comparativa dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) de 2019-2020, por sua vez, houve aumento de 37,1% no 1º trimestre; queda de 11,22% no segundo, e 6,5% no terceiro. A meta proposta é a redução anual de 6% nos índices de CVLIs.

Os dados estatísticos relativos a crimes contra o patrimônio, contra a dignidade e CVLIs serão consolidados e apresentados no balanço final dos quatro trimestres a ser divulgado em janeiro de 2021. Os dados estatísticos referentes a 2019 e aos três trimestres de 2020 podem ser conferidos no site da SSP-TO – www.ssp.to.gov.br na aba Estatísticas Criminais.

Grandes Operações Policiais

Incansável no combate ao crime, em 2020, a Polícia Civil do Tocantins realizou centenas de operações e prisões, muitas delas de forma integrada com as demais forças de segurança pública do Estado. Todas as unidades vinculadas à Delegacia-Geral (Diretoria de Polícia da Capital (DPC); Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e Diretoria de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) desenvolveram, ao longo do ano, eficientes ações que geraram mais segurança à população tocantinense.

Dentre as operações realizadas na Capital, estão Paz e Sossego, Balada Segura, Pandemic, Dolos, Outubro Incruento (para redução de homicídios), Vetus (crimes contra a pessoa idosa) e das eleições municipais. No interior, entre outras operações, foram realizadas a Carnaval Seguro, Marias, Senhor do Bonfim, Caripó, Óbulo de Caronte, Insidiis, Sabadou e Independência Prolongada e Mãos Amigas.

A Dracco, por sua vez, realizou as operações Guerra Justa, contra criminosos especializados em roubo a carros-fortes; Operação contra possível esquema de propina no Naturatins; e Bricklayer, contra sonegação fiscal em empresa no distrito de Luzimangues. Contra o tráfico de drogas, destaque para as operações Cálice de Hígia, Hidra de Lerna, Jericó, Víbora, Drogas Sintéticas, Tráfico Interestadual e Leardship, 1ª e 2ª fase da Rosetta, Perfil Oculto e Attack Mestre, entre outras.

Gote

Com quase uma centena de atividades durante o ano de 2020, o Grupo Operacional Tático Especial (Gote) da SSP-TO destacou-se não só por estar na linha de frente das grandes operações desenvolvidas pela Polícia Civil, mas também pelo apoio ao Governo do Tocantins na escolta e no repatriamento dos estudantes tocantinenses na Bolívia e no Paraguai, devido à pandemia da Covid-19.

Comentários (0)
Adicionar comentário