“Acredito que daqui a 12 meses já teremos nossas primeiras mudas, produzidas aqui mesmo e prontas para serem distribuídas e ajudar a reflorestar o Tocantins”. A previsão é da técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Aline Vilarinho, se referindo ao novo viveiro de mudas de árvores nativas do Cerrado, em fase de implantação no Parque Estadual do Cantão (PEC).
No último final de semana, técnicos do Parque Estadual do Lajeado (PEL) estiveram no PEC, onde ministraram uma oficina prática sobre como montar e manter um viveiro de árvores nativas.
O viveiro da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado foi construído pelos brigadistas lotados na unidade de conservação. Eles também colhem sementes, fazem as mudas e cuidam de todo o processo de maneira voluntária. E é esse modelo de implantação que Aline quer implantar no viveiro do Cantão, sob seu comando.
No mês passado, Aline e alguns brigadistas que atuam no PEC visitam o viveiro de mudas de árvores nativas de Santana do Araguaia, projeto desenvolvido e administrado pela organização não governamental Black Jaguar, e que é referência neste tipo de atividade.
“A visita que fizemos ao viveiro teve o objetivo de conhecer e entender os processos da produção de mudas e usar a experiência para nosso viveiro, que está sendo reativado agora”, explica Aline, completando que mesmo ainda estando em fase de montagem o viveiro já teve suas primeiras sementes plantadas.