Nesta sexta-feira, 18, o candidato à Prefeitura de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), concedeu entrevista à CBN Tocantins, onde reafirmou seu compromisso com a população e destacou por que se considera o mais preparado para administrar a cidade a partir de 1º de janeiro de 2025. “A maior razão é ter visto Palmas nascer e, agora, fazê-la crescer”, afirmou.
Eduardo frisou à âncora da emissora, France Santiago, que se sente o mais apto a conduzir Palmas devido à sua vasta experiência como gestor da capital, deputado federal e estadual, além de senador. “Aprendi nos corredores do Congresso como transformar uma proposta em algo efetivo”, garantiu.
O candidato destacou também que foi preparado para estabelecer as conexões nacionais e internacionais que Palmas precisa. “Fui o vice-presidente do Congresso que mais presidiu sessões. Também trabalhei na Prefeitura de Palmas, e posso afirmar que conquisto votos, não compro votos”, enfatizou.
Política x técnica
Ao ser questionado sobre como pretende preencher os espaços de decisão no Executivo Municipal, caso seja eleito, Eduardo foi enfático: “A política é o fator das maiores decisões. Palmas nasceu de uma visão política. Eu não tenho compromisso com ninguém, a não ser com o povo. O bom político sabe distinguir onde é preciso um articulador e onde é necessário um técnico.”
Ele ainda ponderou que a conquista do voto reflete o sentimento coletivo da população e não apenas a estrutura de poder. “Não pretendo dizer que sei tudo, mas já provei que sei como entregar resultados. Minha formação me capacita para isso”, afirmou.
Saúde
Ao ser perguntado sobre como promoverá a saúde e o bem-estar da população, Eduardo destacou que está preparado para enfrentar os desafios. “Garanto a reconstrução, reformas e construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais conhecidas como postinhos”, disse, acrescentando que a atenção primária já foi referência em sua gestão anterior, e ele planeja retomá-la como prefeito. “Vamos focar na prevenção, com o apoio dos agentes comunitários de saúde.”
Segurança Pública
Para garantir a segurança dos palmenses, Eduardo disse que pretende fortalecer a articulação entre a Prefeitura e o governo do Estado. “A democracia permite essa cooperação”, disse ele, fazendo referência ao atual governador Wanderlei Barbosa, que apoia outra candidata.
Eduardo relembrou sua contribuição para a segurança pública, mencionando que foi ele quem criou a Guarda Metropolitana de Palmas há 32 anos. Também destacou sua atuação como deputado, onde contribuiu com a Polícia Militar e foi padrinho do Proerd. “Vamos integrar todos os mecanismos de segurança, adquirir mais veículos e promover uma maior colaboração entre a Guarda Metropolitana e a PM. Será um grande investimento na segurança.”
O candidato também prometeu criar subprefeituras, destacando uma unidade da Guarda Metropolitana no bairro Taquari. “Essa é uma ideia prática de inteligência. Vamos aumentar o efetivo, o número de veículos e fortalecer a integração com a PM e os Bombeiros”, defendeu.
Infraestrutura
Ao ser questionado sobre os problemas de drenagem e alagamentos, especialmente na Quadra 612 Sul, Eduardo ressaltou que essas áreas surgiram após sua gestão. Ele propôs o “Projeto Cidade Esponja” como solução para os problemas de alagamento. “Onde atuei, não existem pontos de alagamento. Não ter dado continuidade a esse projeto foi um erro. Vamos impermeabilizar a cidade para evitar esses transtornos.”
O candidato afirmou que o novo Plano Diretor de Palmas contemplará o todo, com a criação de uma Zeladoria para cuidar das subprefeituras. “Teremos uma Zeladoria eficiente que cuidará do dia a dia da população, sempre com um olhar para o futuro, dentro do conceito de ‘Cidade Esponja’.”
Continuidade e futuro
Sobre a continuidade de projetos da atual gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), Eduardo afirmou que dará continuidade a tudo o que for positivo. “Tudo o que for bom continuará, mas eu serei o prefeito. Vou reabrir o Espaço Cultural, o Ginásio Ayrton Senna e trazer a prefeitura de volta para o Paço Municipal, na Praça do Bosque.”
Ele ainda elogiou aspectos das gestões anteriores, como as Escolas de Tempo Integral e o programa “Bebê à Bordo” do ex-prefeito Raul Filho. “Essas iniciativas são exemplos do que vamos aproveitar.”
Eduardo também destacou a visibilidade que Palmas ganhou durante a gestão de Carlos Amastha, com eventos como os Jogos Mundiais Indígenas e o Festival Gastronômico de Taquaruçu. Por fim, ressaltou os projetos da prefeita Cinthia Ribeiro, como o Parque do Machado, a renovação da frota de ônibus, a construção de casas populares e a valorização do servidor público.
Mobilidade Urbana
Questionado sobre a mobilidade urbana, Eduardo falou sobre a necessidade de modernizar o transporte público, mencionando o projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que daria continuidade à visão de seu pai, Siqueira Campos. “Vamos resolver o problema do transporte coletivo. Não vou manter o modelo atual”, garantiu.
Ele também enfatizou a importância de construir ciclovias na Avenida Teotônio Segurado, no Parque Cesamar e próximo ao Estádio Nilton Santos. “Temos muitos conceitos e vamos buscar soluções para todos eles.”
Ao eleitor
Para finalizar, Eduardo compartilhou sua conexão com Palmas desde antes de sua criação, na década de 80, quando seu pai o preparou para enfrentar esses desafios. “Estou pronto para trabalhar por vocês. Vamos dar o salto para o futuro e mostrar que Palmas é do povo”, concluiu.