Em Formoso do Araguaia, prefeitos e representantes dos Municípios da região Sul do estado do Tocantins, assinaram Termo de Cooperação Técnica que especifica e regulamenta a parceria entre os municípios para a cessão de maquinas e servidores, além de outras cooperações em diversas frentes de trabalho da gestão municipal. Os gestores apostam em união pelo desenvolvimento local e regional.
Os gestores já vinham costurando a ideia de formar uma união entre os Municípios do Sul para que pudessem estabelecer parcerias em áreas estratégicas. “Temos vistos cada vez mais acordos, consórcios e convênios entre Municípios com resultados positivos e satisfatórios. Como nossa região enfrenta desafios comuns, decidimos firmar a cooperação em prol das nossas cidades e da nossa região”, disse o prefeito de Talismã, Diogo Borges, idealizador do projeto. Borges é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Encontros – Esse é o terceiro encontro realizado entre os gestores do Sul Tocantinense neste ano com vistas a discutirem a cooperação. No dia 12 de janeiro, os prefeitos e as prefeitas se reuniram na sede da ATM em Palmas para apresentarem e discutirem a ideia, que recebeu apoio unânime entre presentes. Alguns gestores participaram de forma online. Já no dia 28 de janeiro, os gestores se reuniram novamente, desta vez na região Sul, em Gurupi, onde alinharam os detalhes finais da cooperação.
Parcerias – Dentre os objetos de parceria estabelecidos no termo estão a cessão de maquinário (máquinas de infraestrutura; retroescavadeira, motoniveladora, caminhão caçamba, perfutratiz), pranchas, caminhão de troca de lâmpadas, máquinas de cortar gramas, entre outras ferramentas voltadas aos serviços públicos; cessão de maquinário ligado à Agricultura: tratores e implementos agrícolas; além da cessão de ambulância e veículos da Saúde, bem como a doação de insumos médicos. Ainda, foi estabelecida a cessão de servidores que operam as máquinas mencionadas, sendo o repasse das máquinas devidamente abastecidas (gasolina/diesel).
Anfitrião da solenidade de assinatura, o prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues, disse que os Municípios têm essa necessidade de cooperação, e a união contribuirá com cada localidade. “Temos uma infinidade de demandas, e essa cooperação é uma necessidade comum entre todos os Municípios do Sul, principalmente aqueles que têm uma vocação mais agrária, então a gente precisa recuperar muitas estradas vicinais. Com o Termo de Cooperação teremos uma frente ampla de maquinários à disposição dos Municípios em mutirões e serviços a serem realizados”, disse.
A previsão é que as cessões já comecem nas próximas semanas, e mais reuniões serão feitas no sentido de aperfeiçoar cada vez mais a cooperação. A previsão é que o próximo encontro dos gestores ocorra dia 18 de março em Talismã.
Gestores
Participaram da reunião os prefeitos Ana do Leitoa (Crixás do Tocantins), Cezinha (Peixe), Diogo Borges (Talismã), Divino Morais (Sucupira), Edmar da Construção (São Salvador do TO), Evis Guimarães (Aliança do Tocantins) Heno Rodrigues (Formoso do Araguaia), Jakeline (Figueirópolis), Josi Nunes (Gurupi), Jr. Marajó (Cariri do TO), Olímpio Arraes (São Valério), Radilson (Sandolândia), Valdení Carvalho (Dueré), além de representantes dos Municípios de Araguaçu, Jaú do Tocantins e Palmeirópolis.