“Graças a Deus vacinei e estou feliz, bem feliz. Já fui na rua duas vezes para vacinar e nunca achei, agora foi a oportunidade.” Essa felicidade toda, é do seu Raimundo Rodrigues da Silva, de 65 anos, morador do Setor Industrial em Gurupi, que neste sábado, 24, vacinou contra a Covid-19.
Um mutirão de vacinação realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), levou doses das vacinas contra Covid-19 e gripe até aos moradores da região. “Estamos trabalhando para levar a vacina para todas as regiões de Gurupi e abranger toda a população, tanto da zona urbana quanto da zona rural e, principalmente, para quem mora nestes setores mais afastados e tem dificuldade de ir até o centro para tomar a vacina”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, que ressaltou que a ação seguiu os mesmos critérios de público-alvo adotados pelo município .
A vacinação deste sábado aconteceu na Escola Municipal Elizeu de Carvalho, no Setor Industrial, visando ampliar a imunização da comunidade. A Hedra Marques Ribeiro, moradora do bairro, agradeceu pela descentralização da vacinação e ficou contente em vacinar contra Covid-19. “Estou feliz demais. Vacinar aqui [Setor Industrial] ficou bom demais porque para quem não tem transporte, fica difícil ir até a cidade”.
Já a Maria Railun Alves Tavares, aproveitou o mutirão para se imunizar contra a gripe. Ela é copeira e mora no Setor Industrial há mais de 20 anos e também gostou da ação. “Vacinar aqui facilita muito porque evita a gente ir lá no Centro, e lá tem bastante gente pra vacinar. Aqui não. Foi bem controlado e organizado, mais perto de casa e mais rápido”, disse.
Durante a ação foram aplicadas 139 doses de vacina contra a Covid-19. Destas 97 foram da Janssen, que é dose única, e 42 foram referentes à AstraZeneca. Já 70 pessoas foram imunizadas contra a gripe.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhou a ação e aproveitou para reforçar sobre a importância da imunização. “Estamos felizes em poder trazer a vacina para mais perto da comunidade. Além de proporcionar a vacinação, aproveitamos para fazer uma campanha de conscientização. Infelizmente tem algumas pessoas que ainda estão resistindo à vacina. Então nós estamos mostrando a importância de vacinar para preservar a vida da pessoa e a vida de toda a comunidade. E também reforçamos sobre a importância de manter os cuidados, os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscara, a higienização das mãos e evitar aglomeração”, destacou a prefeita Josi Nunes.