Uma das características principais de uma mãe, é o amor incondicional. Elas amam sem medida e se dedicam ao extremo pelo bem estar de seus filhos. Esse amor é tão forte que ultrapassa o limite familiar, e esse é o caso das mães que são doadoras de sangue. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Hemorrede Tocantins, reconhece a importância das ações realizadas por essas heroínas que salvam vidas.
“A primeira vez que doei sangue eu ainda não tinha 18 anos, minha mãe teve que assinar para mim, uma mulher precisava muito e me comovi com a história dela, depois continuei, pois acho muito importante” esse é o relato da mamãe Tatiane Barbosa de Andrade, doadora há mais de dez anos e mãe de três filhos. Segundo Tatiana a ação é uma das melhores coisas que faz na vida “é gratificante, também estou no cadastro de doadores de medula óssea”, conta.
Uma outra história de solidariedade é a contada pela doadora Palmerinda da Silva Rêgo, que doa sangue desde 2010. Palmerinda, que é mãe de três filhos, conta que realiza a doação para fazer seu papel de cidadã. “Me sinto muito bem ao doar, uma sensação de dever cumprido”. A mamãe doadora avalia bem o atendimento dos servidores do hemocentro, a qual visita com frequência, para ela, o Hemocentro tem uma “equipe de excelência, atendimento humanizado e de total respeito com o doador” afirma a doadora.
A mãe e doadora Eveline Leão Ávila Pessoa, atua no Hemocentro Coordenador de Palmas, é militante da doação de sangue e incentiva todas as pessoas próximas a realizarem esse ato de amor ao próximo. “Tenho duas filhas, a mais velha já fez 2 doações, quando fez 16 anos foi fazer sua primeira doação. Eu já fiz mais de 20 doações. Para mim saber que o simples fato de tirar uma horinha do meu dia pode salvar várias vidas, é muito importante, me sinto uma heroína e muito feliz, pois é prazeroso”, conta.
“Neste dia especial queremos parabenizar todas as nossas doadoras que são mães, pois estas mulheres, que tem dupla e às vezes até tripla jornada, encontram um tempo para ajudar outras pessoas doando sangue. Ser mãe é um sinônimo de doação. Vale lembrar para as mamães que comemoram neste ano o primeiro dia das mães, que a doação não é possível durante a gestação e durante a amamentação, somente após um ano do parto elas podem voltar a doar sangue” explica a responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.