Um dos principais eixos de sua proposta é a concessão de parcerias público-privadas (PPP) para a operação das linhas de ônibus, permitindo mais eficiência no sistema. “Hoje se quebrar uma peça do ônibus, a prefeitura não tem como arrumar. A PPP combina o compromisso do setor público, que fiscaliza e controla a tarifa, com a eficiência e inovação do setor privado, que oferta mais agilidade na resolução de problemas operacionais, como a manutenção de veículos, adaptação às demandas dos usuários e implementação de melhorias”, explica.
Janad aponta que o modelo adotado atualmente exige altos subsídios do executivo para manutenção da operação. “Isso resulta em um peso adicional no orçamento público, que poderia ser destinado a outras áreas prioritárias, como saúde, segurança e educação. Temos na capital um serviço lento, ineficiente e que não atende às necessidades dinâmicas de uma cidade em crescimento”, justificou. Outra proposta é a implantação da tarifa zero para estudantes e pessoas desempregadas. “Todo mundo deveria usar o transporte público. Precisamos incentivar isso, e oferecer passe livre para quem mais precisa é o caminho,” afirmou.