A segurança em um ambiente hospitalar envolve um conjunto de medidas para evitar situações de risco, tanto para pacientes quanto para os profissionais da saúde e a própria instituição. Dentre as ações realizadas pelo Hospital Dom Orione, está o investimento em geração de energia elétrica. A instituição instalou o seu terceiro Grupo Moto Gerador, o que proporciona uma maior segurança e efetividade em geração própria.
No Hospital Dom Orione o sistema de energia elétrica de emergência é composto pelos grupos moto geradores. Com a instalação do terceiro gerador de 699 kVA, a instituição atinge a produção de aproximadamente 2 megawatts de potência. Essa capacidade equivale a potência necessária para abastecer uma cidade de oito mil habitantes.
Padre Bruno Rodrigues, diretor presidente do Hospital Dom Orione, destaca que a instituição prima pela segurança centrada no paciente. “Com esta nova aquisição a instituição aumenta significativamente o quesito segurança em geração de energia elétrica, mesmo nos períodos das manutenções preditivas e preventivas dos geradores, bem como na falta de fornecimento da concessionária”, explicou.
O abastecimento de energia elétrica é de extrema importância numa unidade hospitalar. Conforme preconiza o Ministério da Saúde, todas as organizações hospitalares devem manter um sistema de energia elétrica de emergência, composto por fontes alternativas de energia, com garantia de suprimento automático em caso de falta, principalmente em áreas com necessidade de suporte à vida, como Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento e Unidades de Terapia Intensiva.
As instalações disponíveis no Hospital Dom Orione atendem todas as normas regulamentadoras vigentes. Para a gestão do sistema de energia elétrica, a instituição conta com um grande quadro de profissionais, envolvendo engenheiros em diversas áreas, como eletricista, clínico, mecânico, civil e ambiental.