O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, está oferecendo, desde a quinta-feira, 14, possibilidade de crédito para empresários, pessoas físicas ou jurídicas, que tenham contraído, entre os meses de março e maio deste ano, restrição financeira em razão da pandemia da Covid-19.
Todas as linhas de créditos da Agência de Fomento, possuem taxas de capital de giro atrativas, e agora, a partir desta sexta-feira, 15, terão a dispensa de algumas certidões negativas, com carências de até 4 meses. Segundo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, esta é uma linha específica para este momento de pandemia, determinada pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que tem por objetivo contribuir com o fortalecimento da economia do Estado.
“A linha traz o diferencial de liberar o crédito para o empreendedor que também está com restrição financeira em decorrência da pandemia. No momento, nosso foco é liberar de 6 mil a 10 mil reais para atender o maior número possível de profissionais, com crédito mais ágil e menos burocracia. No entanto, também serão analisados valores de até 30 mil reais”, explica Denise Rocha.
Para ter acesso ao crédito é necessário que o empresário consulte a documentação disponível no site www.fomento.to.gov.br, ou pelos canais de atendimento; por agendamento na Sede da Agência, em Palmas; ou então um operador de crédito credenciado em Gurupi. Após a solicitação, técnicos da instituição farão análise dos casos para liberação dos recursos.
Ações durante a Pandemia
Desde o início da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a Agência de Fomento vem sendo um braço do Governo do Tocantins para fortalecer a economia do Estado e ajudar empresários com a oferta de linhas de créditos que apresentam taxas de juros, carência e prazo de pagamento das parcelas em condições mais facilitadas que as encontradas em instituições financeiras privadas.
No mês de março, por determinação do governador Mauro Carlesse, a Agência de Fomento prorrogou o prazo para o pagamento das parcelas de empréstimos e financiamentos, de clientes adimplentes, além de oferecer linhas de Capital de Giro com carência e taxa reduzida para os diversos segmentos.
Já no final do mês de abril, o órgão anunciou que recebeu novos aportes de recursos do Governo do Tocantins e de outros fundos no valor de mais de R$ 31 milhões para ofertar crédito a pequenos empreendedores, inclusive os da Agricultura Familiar, Microempreendedores Individuais (MEIs) e da área do Turismo.