Governo do Tocantins implanta selo artesanal para indústria de leite

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) cria o selo “Artesanal Tocantins” para produtos lácteos (leite pasteurizado, queijos e iogurte), direcionado aos pequenos produtores rurais, principalmente aqueles que utilizam a própria matéria-prima na produção em quantidade de até 300 litros de leite por dia. A Instrução Normativa n°006, de 16/06/2020, que trata das diretrizes foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira, 23.

Nesses casos, as exigências são bem menores em relação àquelas empresas registradas no Serviço de inspeção Estadual –SIE quando se trata de análises, equipamentos, entre outros. A IN integra também, desde que cumpram as exigências, estabelecimentos que produzem acima dessa capacidade ou compram insumos de terceiros para produção. 

No documento consta a relação da documentação necessária para adesão; instalações que devem ser obedecidas em cumprimento à legislação, programas de autocontroles, análises laboratoriais, equipamentos, entre outros. “As exigências visam boas práticas de fabricação para assegurar a qualidade, a sanidade e a inocuidade, desde a obtenção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a expedição do produto final” explica o gerente de inspeção animal, Antônio Caminha.

A execução do registro e a fiscalização ficarão a cargo da Agência. “A certificação da produção artesanal de leite e seus derivados possibilita mais oportunidades e ampliará a comercialização em todo território tocantinense para esse segmento, e consequentemente oferta alimentos de qualidade a população, obedecendo aos padrões higiênico-sanitários”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Com a implantação, uma empresa localizada no município de Barrolândia demonstrou interesse em aderir. A instituição iniciará a avaliação do processo. Os interessados devem buscar informações na gerência de inspeção animal da Adapec, por meio do telefone (63) 3218-2138 ou enviar e-mail para adapecsia@gmail.com.

O projeto do selo artesanal contou o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Comentários (0)
Adicionar comentário