Cerca de 150 atletas de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Miracema, Colinas, além do Maranhão, Pará, Goiás, São Paulo e Distrito Federal foram desafiados na Etapa dos Campeões do Circuito Tocantinense de Futevôlei. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude, em parceria com a Federação Tocantinense de Futevôlei, reuniram em Palmas, cerca de 120 duplas distribuídas em nove categorias: Feminina, Mista, Master, Sub-16, Série C, Série A com B, Iniciante, Série B e Série A. O torneio reuniu R$ 12 mil em premiações.
O campeão estadual da categoria Master, Polielder Falcão, agradeceu os atletas que formaram duplas com ele ao longo do circuito e que foram essenciais para essa conquista. “Sem eles eu não chegaria onde eu cheguei, pois eles me ajudaram em quadra para que eu chegasse ao título e me tornasse campeão geral do Master. O Circuito Tocantinense agrega várias regiões do Estado e o intuito é esse mesmo, agregar e trazer mais praticantes e consequentemente, fomentar o esporte no nosso Estado”, enfatizou.
Além de reunir atletas de várias partes do Estado, o Circuito Tocantinense também revelou jovens talentos. O Khawa de Souza, de Colinas do Tocantins, conquistou o título na categoria sub-16; e ainda faturou o terceiro lugar na Série C e o prêmio de melhor jogador na mesma categoria; além da segunda posição na Série A com B. “O segredo é treinar bastante e quando chegar na competição, dar o meu melhor para vencer os mais experientes”, explicou o atleta de 16 anos.
A emoção do primeiro pódio ficará na memoria da Isadora Ribeiro. Há oito meses, a atleta conheceu o futevôlei e essa foi a sua terceira participação no Circuito Tocantinense, onde garantiu o terceiro lugar na categoria Feminina. “É muito emocionante disputar pódio com meninas mais experientes, com anos de futevôlei. É gratificante, pois é um esporte que conheço há pouco tempo. Vamos para os próximos e no ano que vem tem mais etapas”, destacou.
O Brasil representado
Vários estados do país foram representados no Circuito Tocantinense. O Pedro Henrique Oliveira veio de Balsas (MA) para as disputas das categorias Série A e A com B. “Eu vim para essa disputa linda que tem aqui, com os melhores atletas da região e a gente quer sempre estar entre os melhores”, disse o atleta que também participou da etapa realizada em Araguaína.
Já o Crispim Lopes Carvalho veio de Carolina (MA) para as disputas da Série A com B. “O Circuito Tocantinense de Futevôlei é sempre muito bem organizado, tanto na escolha, quanto no nivelamento das categorias. Um evento dessa magnitude perto da gente é muito bom e sempre que tem a oportunidade, a gente vem para cá. São 500 km, mas compensa vir sempre”, declarou o atleta.
Já o Eduardo Lucas é de Brasília (DF), mas mora no Pará e encarou os desafios em três categorias. “É um evento muito bom e a organização impecável. Gostaria de parabenizar a Federação Tocantinense e Secretaria dos Esportes e Juventude. Estou feliz de estar aqui de novo, pois o pessoal de Palmas sempre me recebe muito bem. Espero estar aqui sempre para agregar e somar no circuito”, disse.
Campeões da Etapa dos Campeões
Série A
1° Warlon e Tinoco
2° Marcelinho e Lipe
3°º Daniel e Dudu
*Warlon – campeão geral
Série B
1° Dudu e PH
2° Wallyssom Leal e Khauan
3° Cristian e Carlos
*Dudu – campeão geral
Série A/B
1° Pedrinho e Cristian
2° Sayd Silva e Khawa
3° Yan Barbosa e Crispim Lopes
Série C
1° Carlos Fernando e Marcos Paulo
2° Guilherme e Manu
3° Heitor Moreira e Khawa
*Khawa campeão geral
Categoria Iniciante
1° Leandro e Luan
2° Manu e João Pedro
3º Matheus e Vitor
*Leandro campeão geral
Categoria Mista
1° Marcelinho e Júlia
2° Lipe e Luisa
3° Juninho e Mailde Ferreira
*Luísa campeã geral
Categoria Feminina
1º Luisa e Julia
2º Mailde Ferreira e Havilla
3º Nudimila Tavares e Isadora Ribeiro
*Luísa – campeã geral
Master
1° Polielder e Bibiano
2° Rodrigo e Pernambuco
3° Alisson e Fernando
*Polielder – campeão geral
Sub-16
1° Heitor e Khawã
2° Kauã e Juan
3° Cristian e Mosquito