Nesta quarta-feira, 27, o governador Wanderlei Barbosa, a bancada federal e secretários do Tocantins se reuniram no Senado Federal. A reunião foi presidida pela senadora Professora Dorinha e senador Eduardo Gomes, que destacaram a necessidade de recursos para a saúde e infraestrutura. Um dos pontos principais debatidos foi o Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), essencial para custear atendimentos de saúde, como exames, tratamentos e transplantes. O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância do Teto MAC, destacando que ele é vital para atender à crescente demanda por serviços de saúde no Tocantins.
Durante as discussões, o Governo do Tocantins destacou como prioridade a ampliação do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) para o estado. Com a destinação de um investimento de R$ 200 milhões, o recurso será destinado a fortalecer o sistema de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo maior acesso da população aos serviços especializados. O Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) é um recurso transferido mensalmente aos estados para financiar procedimentos e ações de média e alta complexidade na saúde. Ele cobre serviços essenciais como consultas, exames, tratamentos clínicos e cirúrgicos, UTI, transplantes, e o tratamento de doenças como obesidade, ortopedia, neurologia, problemas cardiovasculares, entre outros.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do apoio da Bancada Federal do Tocantins para atender a essa demanda, ressaltando que sua priorização representa um avanço essencial para a saúde pública e a qualidade de vida da população tocantinense. “ Estou muito satisfeito com o resultado da agenda de hoje, que trouxe um grande alcance para o Tocantins. Além do encontro, discutimos principalmente o orçamento federal, que inclui recursos para a saúde, educação e outras áreas do nosso governo. Foi uma tarde de grande importância para nós aqui em Brasília.”, afirmou o Governador.
A solicitação de priorização de recursos no valor de R$ 200 milhões, por meio de emenda de bancada, visa o incremento do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) no Estado do Tocantins. Esse aumento de recursos é fundamental para fortalecer a rede estadual de saúde, permitindo a expansão e a melhoria dos atendimentos hospitalares e especializados. Os investimentos previstos também permitirão a modernização da rede de saúde, possibilitando o atendimento de casos mais complexos dentro do próprio estado e reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras regiões. A iniciativa reforça o compromisso do governo em priorizar ações que impactem diretamente na qualidade de vida da população.
A senadora Professora Dorinha, ressaltou a importância do encontro. “ A bancada federal se reuniu hoje com o governador Wanderlei Barbosa para discutir as prioridades do Governo e o andamento de 2024. Foram abordadas as emendas já alocadas para áreas como segurança pública, agricultura, saúde e educação. Também estiveram em pauta temas como a regularização das terras do Estado e obras de infraestrutura, com a expectativa de que esses assuntos sejam priorizados. O encontro contou com a presença de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras, que vieram a Brasília para solicitar recursos e apoio para seus municípios, algo considerado legítimo e importante. Seguimos trabalhando”, finalizou a senadora.
Estiveram presentes, o secretário Extraordinário de Representação do Estado do Tocantins em Brasília (Serb), Carlos Manzini Júnior, o secretário da Cultura (Secult), Hercy Filho, secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Felinto Júnior, o secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei de Moura e o secretário de Estado da Administração (Secad), Paulo César Benfica. Os deputados federais: Carlos Henrique Gaguim; Ricardo Ayres; Alexandre Guimarães; Lázaro Botelho; Eli Borges; Felipe Martins; Vicentinho Júnior e prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos.