Prefeitos e prefeitas dos Municípios que possuem brigadas de incêndio participaram nesta sexta-feira, 06, de reunião online com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, para alinhar ações estratégicas e conjuntas contra as queimadas no Tocantins. Cerca de 50 gestores participaram da reunião, mobilizados pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
O governador abriu a reunião e repassou dados que retratam o cenário dos incêndios no Tocantins. “Somos um dos Estados que mais queimam. Temos aproximadamente 10 mil focos espalhados por todo o Tocantins. E essa situação pode se agravar neste mês de setembro, que será mais quente e seco, com previsão de chuvas apenas para outubro. Precisamos de uma grande força-tarefa”, disse Wanderlei Barbosa, ao lembrar que as queimadas também representam problema de saúde pública, pois sobrecarregam as unidades municipais e estadual de Saúde, com pacientes que apresentam problemas respiratórios.
Posteriormente, o governador abriu espaço para prefeitos e prefeitas relatarem as realidades enfrentadas nos Municípios. O prefeito de Pium, Valdemir Barros, disse que o Município possui um vasto território, e o fogo assola três áreas, a Ilha do Bananal, a região do Cantão e os arredores da sede do Município. “Precisamos instalar um ponto de apoio na região central de Pium, preferencialmente no Povoado Café da Roça. Precisamos de quatro veículos essenciais para o combate aos incêndios: um caminhão Pipa, uma Pá carregadeira, um trator de pneu e uma camionete”, disse.
Por sua vez, o prefeito de Pequizeiro, Jocélio Nobre, disse que o principal gargalo do Município é o reabastecimento de água, que as vezes ocorre a 60km dos focos de incêndio. “Precisamos, se possível, perfurar poços artesianos para auxiliar no reabastecimento dos caminhões Pipas. Estamos fazendo tudo ao nosso alcance, dia e noite fazendo acero, a técnica do contrafogo, mas nossos brigadistas estão exaustos, indo pras unidades de saúde, precisando de oxigênio e soro”, disse.
Após a fala dos prefeitos, o presidente da ATM, Diogo Borges, colocou a entidade à disposição da luta contra as queimadas. “Estamos em pleno contato com todos os prefeitos dos Municípios com brigada, que hoje lideram mais de 600 brigadistas. Vamos colocar eles à disposição do Estado, para que o Governo Estadual lidere essas equipes. Os relatos foram apresentados governador Wanderlei, e colocamos a ATM à disposição. Nasce aqui uma nova parceria entre Municípios e Estado e ano que vem certamente iremos coordenar antecipadamente essa luta”, disse.
O governador reconheceu a necessidade de dotar os Municípios com infraestruturas de combate a incêndios e que juntos encontrarão mecanismos para diminuir a crise ambiental.