Governador Wanderlei Barbosa abre 1° Fórum de Mineração do Tocantins e destaca que o estado é a nova fronteira mineral do país

O Tocantins deu um passo importante para se consolidar como a nova fronteira mineral do Brasil com a realização do I Fórum de Mineração do Tocantins, nesta sexta-feira, 6, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento reuniu lideranças políticas e representantes do setor privado, com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, da senadora Professora Dorinha Seabra (UB), dos deputados federais Carlos Gaguim (UB) e Ricardo Ayres (Republicanos), deputados estaduais, além do presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Milton Neres, e do vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), general Fernando Azevedo.

Com o tema central voltado para apresentar o potencial mineral do Tocantins, o fórum destacou a riqueza do subsolo do estado, que abriga reservas de ouro, esmeraldas, terras raras, fosfato, calcário, zinco, cobre, ferro, titânio, quartzo, manganês, diamantes e outros minerais. A exploração dessas riquezas promete impulsionar o crescimento econômico, gerar empregos e atrair investimentos nacionais e internacionais.

O senador Eduardo Gomes enfatizou a importância estratégica do setor mineral para o desenvolvimento do estado e reafirmou seu compromisso em Brasília para promover parcerias entre o setor público e privado. “O Tocantins tem a oportunidade de unir duas grandes frentes: a exploração mineral, com incomensuráveis riquezas, e o potencial de mais de R$ 2 bilhões em crédito de carbono. Devemos trabalhar juntos para transformar essas oportunidades em benefícios concretos para a população do nosso estado”, afirmou.

O governador Wanderlei Barbosa, ao encerrar a solenidade de abertura, ressaltou que a mineração no Tocantins já é uma realidade, mas o momento é de expansão. “Podemos avançar muito mais, aproveitando nossa logística para atrair empresários e oferecer a eles estabilidade jurídica e política. Com isso, garantimos desenvolvimento aliado à proteção ambiental. Este fórum é um espaço crucial para debatermos as condições necessárias para transformar esse potencial em crescimento econômico, social e humano”, declarou.

O evento também contou com a participação de dezenas de prefeitos e empresários, reforçando o esforço coletivo para alavancar o setor de mineração no estado.