Como parte das mudanças para melhorar ainda mais o desempenho do Governo, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, realizou quatro mudanças pontuais na equipe de trabalho. A posse dos novos auxiliares foi realizada na tarde desta terça-feira, 2, em solenidade realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Na ocasião, o governador assinou a Medida Provisória nº 01/2021, que cria a Secretaria de Estado do Planejamento de Orçamento, a partir da cisão da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz).
O servidor público Sergislei Silva de Moura foi escolhido para comandar a pasta recém criada pelo Governador Carlesse. Até então, o servidor, que tem 20 anos de carreira, atuou como secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Sefaz, onde participou diretamente do reequilíbrio fiscal do Estado do Tocantins em seus limites legais, gestão do controle do gasto público e captação de operações de crédito.
O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, explicou que a criação da Secretária de Planejamento e Orçamento ocorreu em virtude da necessidade de ampliar o horizonte, uma vez que o Estado está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e com saúde fiscal. “O Estado precisa planejar os próximos anos com audácia e com altivez, características do nosso governador Mauro Carlesse”, pontuou.
O Governador Carlesse também empossou o ex-prefeito de Pedro Afonso Jairo Soares Mariano, como presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Com essa mudança, Tom Lyra, deixa de acumular a presidência da Adetuc e passa a se dedicar exclusivamente à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
O ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade, assumiu a Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas. Outra mudança efetivada nesta terça-feira foi o deslocamento do Coronel Silva Neto para o Comando-Geral da Polícia Militar, no lugar de Jaizon Veras, que foi para a reserva.
O governador Mauro Carlesse declarou que sua gestão tem trabalhado para que os seus auxiliares tenham liberdade e, sobretudo, confiança no Governo que representam. “Os gestores têm liberdade, mas também direcionamento, porque temos compromisso com o povo tocantinense”, enfatizou.
Durante a solenidade, o Governador aproveitou a oportunidade para pedir aos gestores municipais mais agilidade na vacinação em seus respectivos municípios, para que o Tocantins receba as próximas remessas para imunização dos tocantinenses. “Estamos sendo consultados para o envio da segunda remessa, mas como vamos realizar a segunda etapa se nem a primeira a gente conseguiu concluir ainda”, questionou, pedindo o empenho dos prefeitos nessa missão.
O Governador Carlesse encerrou agradecendo a colaboração dos auxiliares que deixaram o governo, e desejou sucesso aos que passaram a ocupar a equipe, ressaltando que essas mudanças visam melhorar ainda mais as ações em benefício da população.
A solenidade de posse dos novos gestores foi prestigiada pelo vice-governador Wanderlei Barbosa.
Empossados
Otoniel Andrade agradeceu a confiança do governador Mauro Carlesse e destacou a honra de compor a equipe. “É um governo que tem demonstrado respeito e trabalho por todo o Estado. Esse governo iniciou obras em todo o Tocantins e retomou outras que estavam paralisadas, portanto, tenho orgulho de compor essa equipe”, declarou.
Jairo Mariano também agradeceu a oportunidade de compor a equipe e destacou que é uma grande responsabilidade e satisfação gerir as políticas públicas voltadas para as áreas da cultura e do turismo. “O nosso trabalho será de muito empenho e resultados para valorizar ainda mais a vossa gestão e o nosso Estado”, garantiu.
Já Sergislei Silva destacou o trabalho que vem sendo realizado desde a posse do Governador Carlesse, no sentido de atingir o equilíbrio fiscal. “Agora é o momento de planejar o Estado a longo prazo”, reforçou.
Na condição de comandante geral da Polícia Militar, Silva Neto revelou que a nova função é a realização de um sonho e uma promessa feita ao seu pai. “Eu estou cumprindo uma promessa que fiz ao meu pai, de que chegaria a comandante geral da PM e devo isso ao senhor. Agora é trabalhar pelo povo do Tocantins e traduzir esse trabalho em sensação de segurança para o povo”, frisou.