Nesta sexta-feira, 18, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) irá realizar o Dia ‘D’ – Capivaras, no Parque Cesamar, com a proposta de chamar a atenção da população para a necessidade do convívio seguro e harmonioso com estes animais que podem ser vistos habitualmente no local. A programação acontece das 06 às 08 horas e das 17 às 19 horas.
A capivara é uma espécie de mamífero roedor que vive em grupos, normalmente em habitats associados a rios, lagos e pântanos e se alimentam de gramíneas. No entanto, é um animal com grande capacidade de adaptação, podendo viver em ambientes bastante alterados pelo ser humano.
Além do Parque Cesamar, em Palmas, estes animais podem ser vistos às margens de córregos ou fragmentos de áreas de mata ciliar onde há disponibilidade de fonte de alimento e recursos hídricos para que eles possam viver e se reproduzir.
Apesar de normalmente não serem registrados incidentes e ataques de capivaras a humanos, a equipe da Diretoria de Monitoramento Ambiental da FMA orienta as pessoas para que não tentem tocar esses animais, que respeitem o espaço por eles ocupado e não os alimente.
Além de evitar incidentes e ataques, manter o distanciamento também ajuda a prevenir a ocorrência de doenças que podem ser transmitidas por carrapatos. As capivaras são consideradas os principais hospedeiros naturais do carrapato-estrela que, por sua vez, se estiver contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii poderá transmitir a febre maculosa ao ser humano.
Apesar de ser o mais comum, a capivara não é o único hospedeiro deste parasita. O carrapato-estrela também pode ser encontrado em aves, cobras, dentre outros animais de sangue quente. Não houve registro da transmissão da doença no Tocantins, mas o trabalho de prevenção é necessário devido à proximidade do homem com áreas em que esses animais circulam.