Formação reúne coordenadores escolares de cidades do Sul do Estado

Durante dois dias coordenadores pedagógicos das unidades escolares, que ofertam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental nas redes municipais de 10 cidades do sul do estado, participam de uma formação do programa Gestão da Alfabetização (GALF). O evento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, é uma realização da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG), em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

A abertura da formação, realizada em Gurupi, contou com a presença da Prefeita Josi Nunes, que falou sobre a importância da troca de experiências entre as redes de ensino dos municípios da região. A gestora citou os índices educacionais positivos de municípios, como Araguaçu, e a necessidade de intercâmbios que possam garantir o repasse de ideias e estratégias de aprendizado que vêm dando certo nessas unidades de ensino.

Neste primeiro dia de programação o evento tratou sobre planejamento de sala de aula, como pensar o conteúdo para turmas que estão no ciclo de alfabetização. Foi feita aos participantes uma proposta de trabalho em grupo, com abordagens como; os níveis de alfabetização e ainda a realização de testes de diagnósticos. “Estamos conseguindo um fortalecimento regional para trabalharmos de fato a alfabetização através da metodologia do Instituto Ayrton Senna que é muito gabaritado no país com relação a educação básica nestas fases. Estamos formando todos esses coordenadores para que posteriormente repassem esse conhecimento como multiplicadores dessas informações para os professores de suas unidades de ensino”, disse a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa.

A programação e conteúdo ministrado durante o treinamento estão a cargo do Instituto Fefig que realiza workshops com a missão de promover a qualidade de vida e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e atua em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A partir da formação, outras etapas seguintes da metodologia serão aplicadas com a vivência na prática do conteúdo ministrado.

Segundo Amanda Costa, ficará a cargo da Fefig com o Instituto Ayrton Senna todo o trabalho de monitoramento e acompanhamento dos alunos, assim, como as ações que cada um dos municípios vai desenvolver e o nível de desempenho apresentado ao longo do processo. O GALF é um programa de solução educacional com gestão baseada numa educação integral que oferece aos estudantes, espaço para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, e busca garantir a alfabetização na idade certa, contribuindo para manter o fluxo escolar regular.

SEBRAE

Ainda durante a manhã desta quinta-feira, 19 professores do ensino fundamental que dão aulas para turmas do 1º ao 9º participaram online de uma formação com foco no empreendedorismo escolar. Uma palestra sobre a importância do protagonismo em sala de aula foi ministrada por Emerson Pinduka que atua há mais de 15 anos na área da educação e é analista do SEBRAE em Rondônia.

A formação realizada em parceria com o SEBRAE Tocantins foi transmitida ao vivo pelo canal da SEMEG no YouTube. “Essa parceria com o Sebrae é muito produtiva e abrangente já que trabalharemos com alunos que estão numa fase em que é importante já irem aprendendo a lidar com dinheiro, fazer suas organizações econômicas, administrar uma poupança por meio da sua mesada ou pequenos investimentos. Então, tudo isso é trabalhado nessa sistemática do SABRAE no intuito de formar cidadãos mais independentes economicamente que possam também criar uma cultura do empreendedorismo”, concluiu a Secretária da Educação.

Comentários (0)
Adicionar comentário