Com o objetivo de aprimorar o acesso de idosos e pessoas com deficiência às Unidades de Saúde do Município, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), solicitou por meio de requerimento que estes grupos possam realizar os agendamentos de consultas via telefone.
Para o vereador Folha, além de evitar filas, essa medida vai proporcionar mais acessibilidade para essas pessoas. “O agendamento de consultas por telefone é uma medida que beneficia a saúde e o bem-estar tanto de idosos quanto de pessoas com deficiência, evitando desgastes físicos e emocionais desnecessários. É uma forma de promover a inclusão e respeitar as limitações de cada pessoa”, frisou.
Folha ressaltou que, para tornar o agendamento de consultas eficiente e acessível, é fundamental que as Unidades de Saúde disponibilizem canais de atendimento telefônico adequados e pessoal capacitado para atender às necessidades desse público.
O anteprojeto de Lei apresentado junto com o requerimento determina que o agendamento telefônico ocorra nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Postos do Programa de Saúde da Família em Palmas. Além disso, o agendamento só será possível nas Unidades de Saúde onde o paciente esteja cadastrado.