Com o objetivo de incentivar a adoção racional por meio da conscientização quanto às responsabilidades inerentes aos cuidados dos animais, o presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), apresentou em sessão ordinária nesta quarta-feira, 1º, projeto de lei que institui a Semana Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal. O evento deverá ser celebrado anualmente na primeira semana de dezembro.
A semana irá estimular a organização de eventos para vacinação e vermifugação. Promoverá, também, ações educacionais dirigidas à população em geral com o objetivo de informar sobre as necessidades dos animais quanto a atendimento veterinário, necessidade de dedicação de tempo e outros cuidados relacionados com o seu bem-estar e, assim, reduzir os casos de aquisições impulsivas de animais e posteriores abandonos.
De acordo com o vereador Folha, os estudiosos apontam que ter um animal de estimação é uma forma de ter companhia. “Já está provado que ter um cão, gato ou qualquer outro animal companheiro auxilia, e muito, na cura de doenças do corpo e da alma. Mas muitas pessoas acabam adquirindo um bicho de estimação por impulso, sem levar em conta fatores importantes como as características do animal, despesas, higiene, saúde física, alimentação e acomodação adequada. Esse é o objetivo da semana, levar conhecimento para essas pessoas”, ressaltou Folha.
O projeto do vereador foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e aguarda os trâmites internos para ir a votação em Plenário.