Um evento com cerca de 800 pessoas em um estabelecimento comercial no distrito de Buritirana foi interrompido pelas forças de segurança durante as ações de fiscalização reforçada referentes ao cumprimento às medidas de controle e prevenção à Covid-19. A ação ocorreu no sábado, 11, após denúncia de aglomeração na localidade. No segundo final de semana de setembro, diversos pontos comerciais em toda a Capital foram alvos das forças de segurança.
As atividades de fiscalização foram reforçadas ainda na noite de sexta-feira, 10, com rondas e patrulhamento por todas as regiões da cidade. Os fiscais de Obras e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) aplicaram autos de infração, notificações e fechamento (embargo) em empreendimentos que insistiram em descumprir as regras para funcionamento.
Durante os plantões, as equipes receberam denúncias de realização de festas com aglomeração, a exemplo do evento interrompido em Buritirana. De acordo com as equipes, no local estava ocorrendo um show sem autorização. Após a abordagem, a festa foi encerrada e o público disperso. O responsável pelo estabelecimento foi autuado por descumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção ao vírus.
Ação conjunta
A operação é uma ação conjunta da Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon-TO.
—