Diante da pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19, a fé em Cristo é renovada na esperança da cura dos contaminados e conforto aos que viram os seus partirem. Manifestações de fé nunca foram tão necessárias, assim como a necessidade de se evitar aglomerações. Diante deste momento contraditório, a maior romaria do Estado do Tocantins, em honra ao Senhor do Bonfim, preservada há cerca de dois séculos em Natividade, mais de 80 anos em Araguacema e 40 em Tabocão, se adaptou. Em 2020, a tecnologia foi aliada dos fiéis, que puderam acompanhar a tradicional missa do dia 15 de agosto pela internet, rádio e TV.
Graças às transmissões, foi possível reduzir sensivelmente a quantidade de romeiros em cada município, o que não impediu manifestações emocionadas de fé pelas redes sociais. Somente em um dos canais de transmissão foram quase 800 mensagens de agradecimento a Deus por bênçãos diversas e também pedidos por saúde, principalmente pelo controle do vírus transmissor da Covid-19. “Peço por todas as pessoas do mundo, e peço a proteção a todos os profissionais da saúde, os daqui da minha cidade de Natividade, que estão trabalhando incansavelmente para evitar o pior”, registrou Jaqueline Tito, enquanto Maria Eulina dos Reis Santos rogou “por todos que estão com Covid e com qualquer outro mal que possa ser curado.”
“Nos preparamos para ir até suas casas, levar a Palavra para que todos estejam aos pés do Senhor do Bonfim em seus lares”, pontuou o padre Leomar Sousa da Silva, de Natividade (220 km de Palmas), aproveitando para agradecer ao governador Mauro Carlesse pelo apoio técnico nas transmissões e na segurança, por meio das polícias civil e militar, que atuaram na orientação dos romeiros que se dirigiram ao Distrito de Bonfim. “Continuemos fiéis e perseverantes”, exaltou.
Também houve comemoração para os 12 anos de Dom Romualdo Matias Kujawski à frente da Diocese de Porto Nacional. E ao final das transmissões foi exibido vídeo com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que deixou seu apelo, principalmente aos jovens, para respeitar as regras de distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel, lembrando que, apesar dos investimentos em equipamentos é preciso permanecer ao máximo em casa, para evitar superlotação na rede de saúde.
No município de Araguacema, distante 292 km de Palmas, a missa foi celebrada no início da noite, por Frei William Dantas, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência , que recebeu alguns fiéis respeitando as devidas regras de distanciamento físico. A importância da fé e da simbologia do Santo foram ressaltados durante a missa.
Na Paróquia São Geraldo, em Tabocão, a 165 km da Capital, a missa noturna que encerrou o Novenário do Senhor do Bonfim foi celebrada na área externa da igreja. No canal do Facebook, muitos rogavam pela saúde de familiares. “Infelizmente, não foi possível realizar a romaria presencialmente esse ano; sei o quanto é difícil e doloroso para os que vêm anualmente, me compadeço da dor de cada um de vocês”, disse padre Mauri Barbosa, enfatizando a importância da união espiritual. “A esperança nunca morre, que possamos verdadeiramente aprender com o que estamos vivendo”, completou.