Com mais uma iniciativa para o Junho Ambiental, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), traz uma exposição de produtos recicláveis da Reciclarte Escola de Artes Raimundo Paulino, da cidade de Araguaína (TO) e que ficará disponível até sexta-feira (30/6).
No hall de entrada da sede do Poder Judiciário, podem ser vistos jarros de flores, esculturas, bancos, gangorras, roupas, mesas, porta-retratos e outras peças, todos feitos a partir do reaproveitamento.
A exposição visa compartilhar o potencial artístico de materiais que são, comumente, considerados descartáveis , sendo transformados em peças artísticas por alunos e pelos professores durante as aulas. O processo de confecção começa a partir do recolhimento de materiais como latas, pneus, madeiras, parafusos, tecidos e papelão, e finaliza na sala com a criatividade de alunos e instrutores.
A artista, e uma das responsáveis pela exposição, Valéria Elias, fala sobre a importância da reutilização de materiais recicláveis. “Reutilizar é uma filosofia que marca a mente quando vira um estilo de vida. É apaixonante ver algo se transformar e ter maior vida útil. A responsabilidade socioambiental é, sem dúvida, um tema de altíssima relevância no espaço de discussões sobre a vida do nosso planeta. Deve ser compromisso de todos cuidar melhor do meio em que vivemos”.
Junho Ambiental
O Projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados (as), servidores (as), estagiários (as), voluntários (as) e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros. Toda a programação está sendo desenvolvida por meio da Cogersa, em parceria com os demais setores.