Entrevista exclusiva com Diogo Borges prefeito de Talismã, um gestor nato

Entrevista exclusiva com Diogo Borges de Souza um historiador de formação, mas antes de tudo um gestor nato, que fez em seu primeiro mandato em Talismã, um trabalho exemplar e referencial para todo o estado do Tocantins.

Foi reeleito com 80% dos votos, um prefeito que veio do povo, que mudou a cidade de Talismã e agora em seu segundo mandato irá de novo transformar a cidade e colocá-la como referencial para investidores, para o desenvolvimento da cidade, com geração de mais receita e emprego.  

1- Qual a sensação de ser reeleito, aos 35 anos, um dos prefeitos mais jovens da história de Talismã?

Quando eu fui eleito na primeira vez em 2016 eu me considerava um jovem e até inexperiente.  Mas eu conhecia está terra como ninguém, nasci e me criei aqui, conhecia cada detalhe, cada particularidade, ficou fácil de montar um modelo de administração e foi o que fizemos. Além de conhecermos todas as pessoas, trouxemos um modelo de administração de baixo para cima, no meio do povo, conhecendo a necessidade das pessoas.

Portanto tenho muito orgulho de dizer que a minha reeleição e o resultado positivo do modelo de administração, simples, humilde, porém muito eficaz.

Estando no meio do povo e atendendo suas necessidades, onde eu me classifico do povo também, onde nasci e me criei.

2- Durante a campanha em momento de pandemia, quais foram  as diferenças com relação à anterior?

Nossa campanha de reeleição foi o oposto da última eleição, pois era a minha primeira eu era mais jovem ainda. A disposta foi árdua, mas tinha apoio da própria prefeita, mas uma campanha de propósito, no meio do povo, visitando, fazendo muitas reuniões e carreatas. Mostrando a necessidade um prefeito que fosse filho da terra.

Já na reeleição que foi um segundo momento em contexto de pandemia, já beirávamos os 90% de aprovação, portanto foi mais tranquila, não fizemos comício, apenas uma carreata e uma caminhada.

Conseguimos uma excelente aceitação, já tínhamos nos bastidores uma unificação com as grandes lideranças do Tocantins, reunindo com a ex-primeira dama, com quase todos vereadores, dos treze partidos, onze nos apoiaram.

Foi gratificante e tranquila, que foi resultado de uma gestão inovadora, que não perseguiu ninguém e procurou aglutinar a oposição.

Na primeira eleição, vencemos com 51% e uma segunda bem tranquila com quase 80%, fazendo ainda 9 vereadores.

3- Entre todos os planos para o seu governo, qual é o que o senhor vai priorizar e tentar implementar logo?

Nosso plano de governo e muito audacioso, na primeira gestão procuramos reestruturar a cidade, então procuramos melhorar a infraestrutura, com várias obras.

Fizemos uma praça, a que tinha era no uma chão bruto, sem jardinagem e sem nada.

Construimos três praças um ginásio, fizemos campos de futebol, asfaltamos onde faltava.

Reformamos os postos e as escolas onde precisava. Procuramos estruturar com pontes, calçada e com grandes obras.

Neste segundo momento é atrair investimento, fazer com que as pessoas venham morar em Talismã e constituir sua família.

Objetivo portanto e colocar a cidade na visão de investidores para que as empresas, possam visualizar as nossas potencialidades, para o desenvolvimento. Verificando que podem ser exploradas na cidade e portanto crescer em seus negócios usando nossa cidade. É um ponto privilegiado no coração do Brasil.

Costuma-se dizer que Talismã, tem um futuro brilhante pela frente e só acreditar e os investidores virem que as coisas vão acontecer na cidade.

Temos um solo fértil, com 70% da área territorial, com quase 2.000 (km²), uma área territorial privilegiada, estando ao lado BR 153 Belém Brasília, ao lado ferrovia Norte Sul.

Estamos colocados as rodovias TO 373 e TO 296 que cortam o Brasil, para Bahia e Mato Grosso.

Temos saída para todos os lados do Brasil estamos no centro do Brasil e podemos expandir para todos os lados.

Acreditamos na nossa localização, potencial econômico, solo fértil e pessoas trabalhadoras, estamos há 2 Km de Goiás. Pela localização Talismã é o portal de entrada do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Investidor venha conhecer Talismã, dispomos de áreas para empresas conheceram e se instalarem na beira da BR, podemos doar lotes, venha conhecer no Sul do estado.

4- Como será sua relação com o governador Carlesse e com o presidente Bolsonaro?

Sou amigo pessoal do governador, desde quando deputado, apoiamos em suas campanhas para o governo, desde a suplementar.

Temos uma relação muito próxima é também o seu secretariado. Acreditamos no poder municipalista do governo e acreditamos que esta amizade trará grandes frutos a nossa cidade.

Com o Bolsonaro, também apoiamos, vamos também como apoio e os nossos deputados que são alinhados com o presidente e acreditamos que o Brasil voltará a crescer pós pandemia.

Após este momento do país, O Brasil e Talismã será um furacão de obras, temos a certeza que o país ira reverter a economia.

Temos as nossas críticas, mas o apoio e fundamental presidente.

5- Quais as vantagens e quais as características que o investidor pode ter em Talismã?

Vamos priorizar para buscar recursos para Talismã, pois é o portal de entrada no Tocantins então precisamos que esta cidade fique uma princesinha.

Temos várias obras com apoio do governo federal. As coisas precisam começar rápido. Precisamos de todo o apoio de Brasilia. Precisamos melhorar ainda mais a cidade.

Pois quando o empresário chegar e vai ficar impactado.

6- Na sua avaliação qual a importância do portal EconomiaBR, com visibilidade nos 139 municípios e no Brasil,  como instrumento de informação imparcial e fomentador da economia e negócios no estado Tocantins e na cidade de Talismã?

Eu ando muito pelo estado e vejo o poder benéfico da imprensa e defendo a independência da mídia. Parabenizo este grande portal presente nos 139 municípios e no Brasil, pois fara diferença para os municípios do estado. Que possamos mostramos para todos e seu alcance.

Importante eu acredito que as prefeituras devem investir  na mídia, para ter a visibilidade. Portal está de parabéns, pela isenção, qualidade, prestação de serviço e alcance. Somos o estado do futuro e precisamos ter visibilidade.

Comentários (0)
Adicionar comentário