O mês de outubro marca o início do período chuvoso no Tocantins, que sempre vem carregado de muitos raios e ventos fortes – até agosto deste ano, mais de 1 milhão de descargas atmosféricas foram registradas no estado. E para enfrentar as situações emergenciais e minimizar os efeitos para os clientes, a Energisa Tocantins conta com um plano de contingência e treinamento das suas equipes. Este planejamento define as responsabilidades, de forma a organizar e agilizar as ações necessárias para que a empresa atue com rapidez diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões e outras situações que causam impactos ao sistema elétrico.
Como fase final de preparação para o período chuvoso, a empresa realizou um simulado, em setembro, formulando dez cenários de contingência e envolvendo cerca de 100 profissionais. “A Energisa Tocantins conta com equipes treinadas e mobilizadas para atender a população o mais rápido possível em casos de interrupções de energia, além de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência”, afirma o gerente de Operação da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance.
Além do trabalho de manter a qualidade do fornecimento de energia durante as situações emergenciais, a segurança da população também é reforçada pela distribuidora. “Vale alertar que os temporais desta época do ano são acompanhados de fortes rajadas de ventos e raios, o que traz um risco adicional a toda população. Os raios, por exemplo, podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Os ventos, além de lançar objetos sobre as redes de energia, podem provocar a queda de árvores e galhos sobre carros e casas. É preciso ficar atento”, alerta Guilherme.
Raios
O período de chuvas pesadas, acompanhado de ventos fortes e raios, já chegou. E segundo estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil, por ser o maior país da zona tropical do planeta, é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano.
No ano passado, somente no Tocantins, foram registradas 2.182.732 descargas atmosféricas. Neste ano, de janeiro a agosto, já caíram 1.036.673 raios no estado. Por isso a Energisa investe em redes inteligentes, capazes de detectar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falha, com respostas rápidas aos clientes.
Atendimento
Segundo o Inpe, raios são responsáveis por 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil. Por isso, nesta época, oscilações da rede elétrica, causadas pelo mau tempo, são comuns. O atendimento da empresa nos dias de chuva forte prioriza o restabelecimento do serviço em hospitais, clientes que necessitam de aparelhos para sobrevivência e locais com grande circulação de pessoas, além dos alimentadores com maior número de clientes.
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo WhatsApp da Gisa, no número 63 9222-6664, pelo aplicativo Energisa On, redes sociais, site energisa.com.br ou pelo telefone 0800 721 3330.