A Energisa Tocantins concluiu a modernização de 281 pontos de iluminação pública de Palmas, substituindo as luminárias de vapor metálico por equipamentos de LED. O trecho contemplado passa pela Avenida NS 02, saindo da feira da 304 Sul, seguindo a rotatória do relógio, passando pelo Bosque dos Pioneiros e chegando até a Avenida Palmas Brasil.
“A iluminação pública é um fator muito importante para a cidade, proporcionando mais conforto visual e tranquilidade para as pessoas circularem pelas ruas. E com essa modernização realizada pela Energisa, além de garantir mais qualidade de vida, também vai garantir economia de energia para a Prefeitura”, afirma o diretor Técnico e Comercial, Fernando Costalonga.
Com um orçamento de R$ 550 mil, o investimento foi realizado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto foi contemplado na chamada pública realizada em 2019. No Tocantins, já foram investidos mais de R$ 20 milhões somente em projetos de eficiência energética nos últimos quatro anos.
“Firmamos o nosso compromisso com a sociedade tocantinense de investir no uso eficiente de energia elétrica, buscando sempre levar conforto para nossos clientes, trazendo novas tecnologias e invocação, além de estarmos ajudando a conservar os recursos naturais necessários para geração de energia elétrica”, destaca o analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Pinto Costa Júnior.
Iluminação pública
“Esse projeto foi muito importante! Nós demos uma renovada nessas avenidas que apresentavam luminárias antigas, com mais de 10 anos, e com uma depreciação grande. Com isso, além de todo benefício da redução do consumo de energia, conseguimos melhorar bastante a questão da manutenção. Com o LED, as luminárias têm menor manutenção e maior qualidade de distribuição fotométrica nas avenidas. Isso foi um ganho muito grande para a população”, explica o engenheiro eletricista da Superintendência de Iluminação Pública da Prefeitura de Palmas, Luiz Augusto.
Vale destacar que todo o processo de iluminação pública é inteiramente de responsabilidade das prefeituras, desde a elaboração do projeto, implantação, expansão, até a manutenção dos sistemas de iluminação.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e desenvolvido pela Energisa, é fundamental para conscientizar a população, incentivando o uso adequado e eficiente da energia elétrica, sem desperdícios e riscos. Por meio do programa, a empresa desenvolve projetos de grande presença e importância em toda a área de concessão.