Na manhã desta terça-feira, 19, diversos empresários da região sul de Palmas se reuniram com vereadores na Câmara Municipal de Palmas para buscar uma solução em relação as multas com valores abusivos que vêm sendo aplicadas por estarem utilizando uma pequena parte das calçadas para expor as suas mercadorias.
Na oportunidade, o presidente da Bancada Empresarial, vereador Mauro Lacerda, juntamente com os demais vereadores, receberam os empresários e o Secretário Executivo de Desenvolvimento Urbano, Dr. Gustavo Bottós, para tratar das pautas e demandas dos comerciantes para que seja revisto aos autos de infração lavrados, que seja acatado o pré-projeto do vereador Mauro Lacerda que permite a exposição de mercadoria na parte externa do comércio e a publicação de um decreto regulamentando o uso de uma parte das calçadas para exposição de mercadorias.
Segundo o vereador Mauro Lacerda, a presença dos empresários na Casa de Leis fortalece o pedido do seu pré-projeto, tendo em vista que as calçadas sendo utilizadas promoverão uma alta na economia do município. “Taquaralto possui um dos maiores comércios do norte brasileiro e as demandas dos nossos comerciantes para nós vereadores é importantíssima, pois eles geram emprego e renda e se manteram firmes nesse tempo de pandemia. O comércio da Avenida Tocantins é atípico; seus frequentadores gostam de ver as mercadorias, pois isso é uma questão cultural brasileira”, afirmou o parlamentar.
Durante a reunião, diversos comerciantes expressaram seus pensamentos e uma frase bem pontuada foi a que se refere à utilização das calçadas: “O que os olhos não veem o coração não deseja.”
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Rausther José, e o vice Heber Rodrigues, a reunião foi de grande importância para o comércio da região sul, em especial para os da Avenida Tocantins, que a muito sofrem com os efeitos da pandemia, da falta de segurança e agora com as multas aplicadas por exporem seus produtos no exterior da loja. “Fomos ouvidos pelos vereadores e pelo Secretário de Desenvolvimento e Urbanismo do município, quanto à possibilidade de continuarmos expondo os produtos fora da loja e acreditamos que o Paço Municipal atenderá nosso pedido”, pontuou o presidente.
Resposta positiva da gestão:
Durante a reunião, o posicionamento do secretário foi de manter o que foi conversado na última reunião da Bancada Empresarial. Ocasião que a gestão se comprometeu a tentar resolver da melhor forma a utilização das calçadas e informou que os estudos estão sendo feitos para agilizar soluções para a classe.