A organização Mundial de Saúde (OMS), declarou (11) de março de 2020, à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A pandemia mudou não só o comportamento dos cidadãos em detrimento da preservação da saúde da população, mas também o comportamento organizacional.
O isolamento social, a quarentena, fechamentos de empresas, cidades e até mesmos Estados foram ações tomadas pelos governos para diminuir o avanço do vírus e a taxa de contágio e que acabaram por contribuir com o surgimento de uma crise econômica mundial. Milhares de empresas desapareceram empurrando milhões de pessoas a estarem em situação de desemprego no Brasil e no mundo.
De fato, temos um cenário econômico realmente preocupante. Talvez essa geração nunca pensou passar por algo dessa magnitude – mudanças comportamentais tão básicas, mas ao mesmo tempo tão necessárias para apenas manter-se a salvo, resguardado.
Do desemprego eminente pode surgir duas possibilidades: perder a dignidade e a esperança ou adaptar-se e encarar esse novo mundo que se apresenta. Uma das possibilidades reais para enfrentar essa crise econômica é o Empreendedorismo digital, que é caracterizado pela criação de negócios online.
As organizações que vinham postergando a entrada no mundo digital tiveram que empreender esforços para criar suas lojas virtuais, transpondo os seus processos de trabalho para o ambiente virtual. Muitas destas organizações que foram ágeis em se adaptar as demandas emergentes, aumentaram suas vendas de maneira surpreendente, bem como reduziram custo e despesas com fechamento de seus espaços físicos e com a contratação de funcionários.
O Empreendedorismo digital está a um braço de distância, literalmente, de todos empreendedores ou intra-empreendedores. Hoje com o celular a mão pode-se fazer muito… Mas antes de sair criando algo do zero, é preciso ter determinação de aprender essa linguagem tão antiga para uns e tão nova para outros – o internetês. Mas tudo que se aprende com vontade de verdade, torna-se prazeroso e a partir daí, o crescimento é certo e o sucesso também.