Os mais de 2,8 mil atendimentos foram realizados para pacientes contaminados, serviços de prevenção, encaminhamentos, orientações e informações.
Lançado no dia 15 de junho de 2020, o sistema de assistência e monitoramento, TeleCovid-Guaraí, completou dois meses de atendimento à população guaraiense. Foram mais 2,8 mil serviços prestados, desde encaminhamentos, dúvidas, orientações, até acompanhamento psicológico, social e odontológicos, realizados pela equipe técnica multiprofissional.
A paciente Alvina José Neta, 39 anos, conta que foi muito difícil aceitar que estava com Covid-19. Ela confessa que ganhou força, consolo e ajuda com os profissionais do TeleCovid-Guaraí.
“No primeiro sinal de gripe procurei minha agente de saúde, em seguida o TeleCovid pelo whatsapp. Os enfermeiros e a psicóloga, eles não tiveram sossego comigo (risos…). Eu entrava em contato quando sentia qualquer coisa diferente. Todos tiveram paciência comigo. Recebi até palavras de consolo e carinho”, lembra a paciente Alvina.
Mensagem
“Quero dizer que todos tenham fé em Deus e confiem nos profissionais de saúde do TeleCovid. Eles são anjos maravilhosos”, declarou a paciente Alvina José Neta.
Equipe técnica multiprofissional
O TeleCovid-Guaraí é formado por equipe técnica multiprofissional, preparados para ações de prevenção e combate à Covid-19. A sala é composta por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de saúde bucal, assistente administrativo, assistente social e psicólogo. O atendimento é via telefone, whatsapp, chamada de vídeo, videoconferência e e-mail.
Segundo a psicóloga do TeleCovid, Nathali Gonçalves dos Passos, uma das principais preocupação nos pacientes é o medo de contagiar seus familiares. “Tem sido gratificante contribuir com a saúde emocional dos usuários do nosso município. Poder ajudar no controle dessas emoções, além de desafiador é uma experiência satisfatória”, relata.
Isolamento social
Para a psicóloga, o isolamento social pode comprometer a saúde emocional das pessoas. “Porém, os relatos de recuperação e restauração foi o que mais me emocionou”, conta, se referindo ao acompanhamento psicológico.
Segundo a psicóloga Nathali, as pessoas ao estarem debilitadas, sendo por sintomas físicos ou emocionais, requer uma atenção e um acompanhamento contínuo para uma boa recuperação. “Acredito que o sistema TeleCovid vêm somando com as equipes de saúde no combate à Covid-19”, disse.
Atendimento
Os horários de atendimentos serão de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Telefones: (63) 3464-33380 e 99941-8016 (Whatsapp)
e-mail: smsguaraicovid19@gmail.com
Relatório TeleCovid-Guaraí (15/06 até 13/08)
Encaminhamentos às unidades de saúde *(1.110)
Dúvidas e orientações sobre prevenção *(955)
Encaminhamentos Vigilância Sanitária *(62)
Encaminhamentos Hospital Regional de Guaraí *(98)
Encaminhamento ao Centro de Controle de Zoonozes p/ borrifação *(32)
Orientação/acompanhamento psicológico *(597)
Encaminhamento/acompanhamento do Serviço Social *(30)
Total: 2.884 atendimentos