Em audiência pública sobre implantação da UnirG em Araguatins, vice-governador Laurez Moreira destaca benefícios de expandir a universidade

A implantação da Universidade de Gurupi (UnirG) na cidade de Araguatins foi o tema da audiência pública realizada na tarde dessa sexta-feira, 17, no auditório da Casa de Leis araguatinense, com a presença do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.

O Vice-governador ressaltou a necessidade de trazer a universidade para o município de Araguatins. “Nós precisamos efetivar esta ação. O nosso governador Wanderlei Barbosa está disposto a fazer esse sonho acontecer para toda a região do Bico do Papagaio. Trazer o curso de medicina irá transformar a cidade, vai melhorar diversos setores, impulsionar a economia, além de toda a rede de saúde que ganhará benefícios, desde o estagiário, ao profissional qualificado até o atendimento à comunidade. Com o esforço do município de Gurupi, da UnirG, da cidade de Araguatins e do Governo do Tocantins esse objetivo será concretizado”, afirmou.

Relembrando o trabalho realizado para transformar o Centro Universitário UnirG em universidade, enquanto prefeito de Gurupi, o vice-governador Laurez Moreira parabenizou a prefeita Josi Nunes pela continuidade do plano de expansão da instituição para outros municípios. “Quando assumi a Prefeitura de Gurupi a minha primeira preocupação foi transformar aquele centro universitário em universidade para que pudesse acontecer o que está acontecendo aqui hoje: a possibilidade de expansão para outras cidades. Fizemos isso e iniciamos o processo de implantação do curso de medicina em Paraíso, hoje concluído e em pleno funcionamento. Araguatins era nossa outra opção, mas tivemos alguns impedimentos. Parabenizo a prefeita Josi Nunes por ter dado sequência a esse trabalho”, concluiu.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, assegurou que tanto o município quanto a instituição irão se empenhar para que a expansão seja efetivada. “Nós temos a força política de todos esses homens e mulheres aqui presentes, temos o apoio da comunidade que é fundamental e o que depender do nosso trabalho em Gurupi para viabilizar esse projeto, contem com o nosso apoio”, assegurou.

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, destacou os benefícios que a comunidade terá com a implantação da universidade. “Nós estamos aqui porque sabemos que através da educação, da saúde, da infraestrutura nós podemos gerar emprego e renda, e é isso que o povo da região do Bico do Papagaio precisa”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, também participou da audiência e disse que é dever de todos buscar uma educação de qualidade para a juventude. “Essa expansão visa principalmente o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio, bem como avanços no sistema de ensino superior”, ressaltou.

A estudante araguatinense Thayla Moreira disse estar feliz em saber que o município será privilegiado. “Estou muito feliz de ter participado da audiência. É muito bom saber que a Universidade UnirG virá para Araguatins pelo fato de oportunidades, tanto de mais cursos para nós jovens, quanto emprego, e saber que isso vai nos beneficiar de alguma forma”, declarou.

Também participaram da audiência o deputado federal Ricardo Ayres, o deputado estadual Wiston Gomes, prefeitos e vereadores da região.

UnirG

A Universidade de Gurupi (UnirG) é uma Instituição Pública Municipal de Ensino Superior mantida pela Fundação UnirG, entidade de direito público. Foi criada em 1985 como Faculdade, transformou-se em Centro Universitário e, em 2018, conquistou o título de Universidade.

Em 2021, a UnirG passou a ofertar o curso de medicina na cidade de Paraíso do Tocantins. Expansão realizada por meio da parceria entre os municípios e o Governo do Tocantins.

Atualmente a UnirG conta com mais de 4,2 mil alunos, mais de 670 colaboradores e, aproximadamente, 300 professores.