A pedido do juiz aposentado e membro da Loja Maçônica, Rosemilton de Oliveira, o prefeito Dr. Kasarin e vários representantes da sociedade civil organizada, participaram de reunião na noite da quarta-feira, 09, sobre o enfrentamento da Covid-19, no município. Foram apresentadas propostas e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, prestou contas de medicamentos e apresentou as medidas que estão sendo tomadas, para conter o avanço do vírus.
No município, três unidades Básicas de Saúde (UBS) são exclusivas para atendimento ao covid-19. Jarmilão Sampaio, setor Campinas; Davino Teixeira, no setor Santa Rosa e Agda Maria, no Estrela do Norte. Desde a última semana, a Jarmilão está em sistema de plantão e funciona também durante os fins de semana e feriados. O Município conta também com equipe móvel da Saúde, de atendimento em casa.
O prefeito Dr. Kasarin lembrou que eram apenas 10 leitos clínicos de atendimento para pacientes com covid-19. “Este número foi ampliado para 25 leitos, e se precisar vamos ampliar mais, embora não queremos isso. Queremos é que os casos diminuam, por isso todas as medidas que estão em nosso alcance estão sendo tomadas. O apoio de todos é muito importante e reuniões como estas, nos fortalece. É uma boa iniciativa, todos trabalhando juntos, buscando a melhor solução”, disse.
“Queremos contar com o apoio da população para que continuem mantendo o distanciamento social. Com as medidas que foram tomadas, já estamos sentindo o resultado, na diminuição de casos e mortes. Chegamos a ter mais de 15 pessoas internadas só aqui no Município, no mês de março, agora temos cinco e queremos zerar este número, para isso, precisamos da contribuição de todos”, disse a secretária de Saúde, Maria Seleneide.
Participaram da Reunião, Loja Maçônica, OAB subseção de Colinas, Acicolinas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural e outros.
Boletim epidemiológico
Conforme boletim da última quarta-feira, 07, são 308 casos ativos no Município e estão hospitalizadas 19 pessoas, quatro no Hospital Municipal de Colinas e 15 em outros hospitais. Desde o início da pandemia, foram registrados 81 óbitos.
Medicamentos para tratamento covid-19
A Prefeitura conta com medicamentos disponíveis na Farmácia Básica que são utilizados para o tratamento patológico de pacientes com a covid-19. Entre eles a Aceltisteina, Levofloxacino e Quelato de zinco. A Secretaria de Saúde lembra que, todos os medicamentos são prescritos pelos médicos, de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
Neste ano de 2021, a Prefeitura recebeu vários medicamentos em doação de outras Prefeituras, um montante de R$ 83.468,06 mil. Com valor próprio da Secretaria de Saúde, foi feita também uma compra de R$ 160. 769, 28 mil, de medicamentos que estão sendo distribuídos para a população na Farmácia e utilizados no Hospital Municipal. Já está sendo licitada também 36.515 mil, para compra de ivermectina e outros remédios.
Colinas do Tocantins, também foi contemplada com um programa do Ministério da Saúde – kit intubação. “No dia 06 deste mês, fomos contemplados e a medicação já se encontra disponível no hospital, o “Kit Intubação” é de extrema importância para atender demandas graves, ocasionadas pela covid-19. Estamos trabalhando e tudo vai dar certo. Este momento onde o pico da covid-19 está em alta, vai passar”, destacou a farmacêutica Janaína.