O dólar fechou em alta, nesta quarta-feira, 10, após o bastante esperado discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, injetar maior cautela nos investidores. Com isso, o dólar comercial subiu 1% e encerrou sendo vendido a 4,940 reais.
Em referência ao último payroll, que provocou uma euforia no mercado, Powell alertou para não haver uma reação excessiva em cima de um único dado e manteve o tom de incertezas sobre o futuro da economia americana.
Nesta quarta-feira, o Fed manteve a taxa básica de juros entre o intervalo de 0% e 0,25% e informou que não deve elevar os juros, pelo menos, até 2022. Junto à decisão também foi publicada as projeções para a economia americana, que segundo o Fed, deve ter contração de 6,5% em 2020 e terminar o ano com 9,3% de desempregados.
Entre a publicação das projeções e o pronunciamento de Powell, o dólar chegou a operar em queda contra o real.
“As projeções não foram tão ruins, naquele momento o mercado chegou a comemorar, mas as declarações do presidente do Fed levaram os investidores a buscar alguma proteção”, disse Jeffersonn Ruik, diretor de câmbio da Correparti.