O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos) fez um discurso no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, em defesa do traçado original da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que vai de Barreiras (BA) até Figueirópolis (TO).
Para Andrade, a rota ocupa posição estratégica na logística de transporte e geração de empregos, sendo essencial para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins.
“Em especial, a FIOL para o Tocantins representa um salto no desenvolvimento regional. Nosso estado tem se consolidado como um grande produtor agrícola, destacando-se na produção de soja, milho e carne bovina.” E completou dizendo, “com a ferrovia, teremos uma alternativa logística mais eficiente e competitiva, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e diminuindo os custos logísticos”, disse.
O objetivo do parlamentar é sensibilizar o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, garantindo que o projeto mantenha sua originalidade.
“Neste sentido, é fundamental que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, e o Congresso Nacional priorizem os investimentos necessários para a conclusão da FIOL e sua interligação com outros modais de transporte. A ferrovia não é apenas um projeto de infraestrutura, mas um instrumento de integração e desenvolvimento regional”, finalizou.