A deputada federal Professora Dorinha (UB/TO) participou, na última sexta-feira, 8, do encerramento do Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com Ênfase na Saúde Integral das Mulheres, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Comissão de Direitos da Mulher e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
A capacitação beneficiou 70 mulheres nas cidades de Palmas, Novo Acordo, Araguatins, Esperantina e Porto Nacional. O curso foi encerrado com a realização do evento “Feira de Saberes e Sabores”.
O curso, que foi realizado no Tocantins de setembro de 2021 à abril de 2022, foi idealizado como uma medida de enfrentamento às dificuldades que a população feminina local encontra no mercado de trabalho, e visa proporcionar soluções para os problemas das mulheres no campo da promoção e vigilância da saúde, com foco na construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, suas relações intersetoriais e práticas.
O Coordenador Geral do Projeto, André Luiz Dutra Fenner, agradeceu o apoio da parlamentar, que ocorreu por meio da destinação de emenda que proporcionou a realização do curso. “Somos gratos deputada, pelo seu apoio e incentivo. Por acreditar neste projeto e na força destas mulheres, esperamos que essa parceria permaneça”, concluiu André.
Dorinha, que na ocasião interagiu com as cursistas, afirmou que a intenção é continuar com o projeto. “Começamos em um momento difícil, mas queremos dar continuidade ao projeto. Aproveitando matérias primas que já temos, podemos gerar trabalho e renda a população feminina. É uma forma de autogestão. Queremos aproveitar um produto que já é produzido na região e agregar conhecimento a quem produz, possibilitando a comercialização”, disse ela.
Ao longo do evento, ela experimentou produtos produzidos durante a capacitação, como brigadeiro de pequi, produtos em conserva, dentre outros. As cursistas expressaram agradecimentos à deputada pela oportunidade de serem contempladas com a capacitação.
As cursistas do assentamento PA Santa Cruz, localizada em Araguatins, agradeceram a deputada pela oportunidade e contaram que por meio da emenda da deputada, puderam montar um grupo de 8 mulheres e puderam produzir fazer vários produtos.