O trabalho tem suas particularidades no que se refere ao sentido individual e social, como: meio de subsistência; sentido existencial; estruturação da personalidade; identidade do individuo entre outros.
Perde-lo é ter seus sentidos inabilitados, podendo levar ao acesso de estados desagradáveis: rebaixamento da autoestima; sentimento de insatisfação; desesperança; preocupação; tristeza. Essas estão ligadas diretamente ao evento, portanto podem ser aceitáveis do ponto de vista a ser avaliado quanto à intensidade e tempo desta condição.
Adoecimento mental se dá pela desestruturação dos fatores biológico-psíquico-sociais correlacionados, esses fatores levam o individuo a grande prejuízo funcional nas atividades de vida diária.
Neste sentido percebemos que nem todos irão adoecer, de uma maneira sequencial terão boa capacidade adaptativa como padrão aceitável de fatores biopsicossociais; Estas condições serão como proteção para evitar adoecimento mental, estando, assim a percorrer caminho (elaborando estratégias) protetor.
Manter estilo de vida saudável; praticas de atividade física regular; tempo para atividades prazerosas; rotina de sono regular; evitar uso de substâncias principalmente com objetivo de aliviar estados desagradáveis; manter vínculos de suporte afetivo são práticas simples, mas fundamentais para manter ativa a capacidade adaptativa e assim ter uma melhor capacidade de enfrentamento ao evento estressor.