Uma denúncia de fraude em uma licitação de R$ 2,6 milhões para a contratação de serviços de energia solar pela Prefeitura de Rio Sono, foi protocolada no Ministério Público do Tocantins (MPTO) no último dia 24 de setembro. O caso envolve o grupo da candidata a prefeita de Rio Sono e ex-secretária de Finanças do município, Valdéia Martins, já que ocorreu durante a gestão do seu tio, o atual prefeito Itair Martins.
O representante da empresa Inove Solar, Welber Alves Araújo, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) alegando que o nome da empresa foi usado de forma fraudulenta no processo licitatório. Segundo a denúncia, a Inove Solar nunca participou do pregão, apesar de uma proposta ter sido apresentada e aprovada, conforme consta no Portal da Transparência do município.
“Nossa firma nunca participou de qualquer ato licitatório no município de Rio Sono/TO, além de não possuir qualquer vínculo com políticos da região, bem como nunca prestou serviços de instalação de painéis fotovoltaicos na referida urbe [cidade]”, disse a empresa em nota pública divulgada.
Apesar do nome da Inove Solar ter sido inserido no certame, o Diário Oficial mostra que a vencedora foi a empresa Bittencourt Energia Renovável Ltda., com um contrato de mais de R$ 2,6 milhões.
A denúncia coloca em evidência o grupo político de Valdéia Martins, que busca suceder seu tio na Prefeitura de Rio Sono. A proximidade familiar entre os envolvidos na gestão pública e a candidatura de Valdéia pode gerar implicações políticas e jurídicas.
Mais escândalos
A gestão de Itair Martins já foi alvo de outras denúncias no MPTO, como o de superfaturamento na construção do portal de entrada da cidade e na reforma da praça da matriz, além de gastos excessivos com combustíveis.