As obras da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lontra, localizada próximo ao Setor Barra da Grota, avançaram em quase 70%. Já foram realizadas a terraplanagem, a concretagem, as fundações dos edifícios, montagem interna dos reatores, instalação de alguns equipamentos e implantação da tubulação enterrada.
Durante uma visita no último dia 17, servidores do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Araguaína participaram de uma apresentação da nova unidade de tratamento em construção e acompanharam o andamento da obra.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Fernanda Ribeiro, a ETE Lontra trará mais qualidade de vida para a população e desenvolvimento da cidade. “Vamos obter um avanço econômico na região, com chegada de empresas e geração de renda. Além disso, a nova unidade terá capacidade de tratamento superior diminuindo os extravasamentos daquela área e a falta de cobertura”, informou.
A obra
A construção da ETE Lontra e toda sua estrutura conta com um investimento de aproximadamente R$ 190 milhões. A obra teve início em março de 2021 e, segundo a BRK Ambiental, a unidade será concluída nos próximos meses e entrará em funcionamento no segundo semestre deste ano.
“Já avançamos na concretagem e agora entramos nos 30% restantes da obra que é a parte de montagem dos equipamentos dentro da estrutura”, explicou o Coordenador de Operações Água e Esgoto em Araguaína, Orlei José Tamanho.
Além de atender outras regiões, como os setores Nova Araguaína e Vila Azul que estão em obras para receberem o tratamento. “Estamos com outras frentes de serviço e as equipes totalmente empenhadas na execução de rede coletora de esgoto no setor vila azul, linha de recalque lontra e estação elevatória para que todas as obras sejam concluídas no mesmo período, possibilitando que a ETE Lontra seja operacionalizada e gradualmente ocorra a desativação da ETE Neblina”, complementou o coordenador.
Após um período de seis meses da nova unidade em funcionamento, a ETE Neblina será desativada gradativamente, o que vai eliminar o problema de mau cheiro por estar em um local inadequado e não conseguir mais atender a demanda da cidade, devido ao crescimento populacional.
Tecnologia de ponta
Araguaína estará entre as três cidades do Brasil e a primeira cidade das regiões Norte e Nordeste a utilizar no tratamento de esgoto a tecnologia holandesa Nereda, que permite eliminar problemas de odores, além de atuar de forma sustentável, natural, sem o uso de produtos químicos, usando a biomassa como fonte de energia.
Maior eficiência
Enquanto a ETE Neblina tem capacidade para tratar 90 litros por segundo, a nova estação supera em mais de 330%, o que representa 395 litros por segundo. “Será possível tratar muito mais esgoto com menos espaço, ou seja, em uma menor área de implantação, além de ser 100% automatizada. Além disso, foi projetada para atendimento em final de plano e atingimento a universalização do sistema de esgotamento sanitário”, engenheiro civil responsável pela obra, Wendel Souza.