De iniciativa do Governo do Tocantins, projeto “Por Todas as Marias” chega a Arraias em mais uma ação pelo fim da violência contra a mulher

O projeto Por Todas as Marias chega nesta quarta-feira, 21, ao município de Arraias, região sudeste do Tocantins, dando continuidade às ações do Agosto Lilás. A iniciativa, que visa combater a violência contra a mulher por meio da educação e da conscientização, é realizada em parceria com diversos órgãos do Estado e tem como objetivo promover a mudança cultural necessária para erradicar esse tipo de abuso. A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, idealizadora do projeto, foi representada pela chefe de Gabinete da Pasta, major Alana Morais Nunes.

Idealizado para atuar diretamente nas escolas, o projeto conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio da Patrulha Maria da Penha. Em Arraias, as atividades incluíram palestras educativas e blitz de conscientização com a população sobre os diferentes tipos de violência que afetam as mulheres.

A  blitz educativa ocorreu no centro da cidade, onde a equipe abordou motoristas e pedestres, distribuindo materiais informativos sobre os canais de denúncia e a importância de combater a violência de gênero. Posteriormente, a equipe seguiu para a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, onde mais de 180 estudantes dos ensinos fundamental e médio assistiram a palestra sobre os direitos das mulheres e os sinais de um relacionamento abusivo.

Segundo a comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, major Flávia Roberta Pereira de Oliveira, que proferiu a palestra aos estudantes, as escolas têm papel importante no processo de conscientização da sociedade. “A escola tem um papel extremamente importante no combate à violência contra a mulher, tendo em vista a necessidade de conscientização pelo fim da desigualdade de gênero e do machismo. Então, eu entendo que quando a gente trabalha e combate esses dois itens, a gente com certeza vai reduzir esses índices e melhorar a situação da mulher no nosso país”, ressaltou.

Outra unidade de ensino a receber o projeto foi o Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, onde cerca de 80 alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio foram conscientizados.

A estudante Maria Antônia Souza Rodrigues, de 15 anos, elogiou a palestra e a didática utilizada pela major Flávia Roberta, que soube envolver os estudantes. “Além de responder todas as nossas dúvidas, tivemos a conscientização sobre como ajudar as mulheres que estão sendo vítimas de violência. Precisamos sempre estar atentos aos sinais de abuso”, afirmou.

*Por Todas as Marias*

Por Todas as Marias tem como foco a educação como ferramenta principal na luta contra a violência de gênero, atuando desde a infância para promover a igualdade e o respeito. Durante o Agosto Lilás, o projeto passa por cinco municípios em ações coordenadas com a Operação Shamar, voltada para o combate às violências doméstica e familiar contra a mulher. Após as etapas em Miracema, Tocantinópolis e Arraias, as próximas ações serão realizadas em Porto Nacional e Palmas.

A partir de setembro, o projeto entrará em uma nova fase, com a capacitação das equipes multidisciplinares das escolas estaduais, em parceria com a Seduc, para a implementação das ações em todas as regionais de ensino do Tocantins.

*Parceiros*

O projeto é realizado em conjunto com a Seduc, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju); a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO); a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); a Secretaria-Executiva da Governadoria; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); a Secretaria de Estado do Turismo (Setur); a Polícia Militar do Tocantins (PMTO); e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), além da parceria da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO).