O cérebro humano apenas completa seu desenvolvimento por volta dos 21 anos de idade. Uma das últimas áreas a ser formada é a pré-frontal (córtex pré-frontal), responsável pelo processamento das funções executivas.
Essas funções relacionam-se a habilidades para diferenciar pensamentos conflitantes, consequências futuras de atividades correntes, capacidade de trabalho em relação a uma meta definida, previsão de fatos, expectativas com base em ações, além do controle social. Essa é a região do cérebro responsável pela tomada de decisões, pelo desenvolvimento do caráter e do pensamento crítico.
Planejamento, habilidade de tomada de decisões, controle dos impulsos, atenção e memória de trabalho são funções que também podem ser consideradas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal. Essa região cerebral tem grande implicação no comportamento social.
Prejuízos ou injúrias cerebrais que levem a disfunções da região frontal do cérebro normalmente conduzem a importantes alterações comportamentais, tais como maior impulsividade, agressividade e inadequação social. É importante destacar que o uso de qualquer substância psicoativas lícita ou ilícita (álcool e outras drogas) antes do completo desenvolvimento cerebral é considero de altíssimo risco, podendo causar danos irreversíveis e limitações às habilidades supracitadas.
Mudanças de hábitos de vida, incluindo práticas de atividade física, esportes, manutenção de uma alimentação saudável e a busca de novos ciclos sociais comprovadamente estimulam e geram proteção ao nosso encéfalo. Da mesma forma, o estímulo de novas regiões cerebrais através, por exemplo, do aprendizado de algum instrumento musical ou de um novo idioma também estão relacionados ao aprimoramento de funções cognitivas.
Lembre-se sempre: cuidar bem da mente é cuidar bem da vida!