Correição Geral Ordinária: CGJUS fomenta qualidade na prestação jurisdicional por meio do diálogo e transparência

Baseada no diálogo e na transparência, a Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) está trazendo um novo olhar para as correições gerais ordinárias realizadas nas comarcas tocantinenses. Com a proposta de aproximar a equipe da CGJUS dos magistrados, servidores e delegatários das serventias extrajudiciais, em cada visita da Corregedoria para a realização da abertura oficial dos trabalhos correicionais são promovidos encontros setoriais que visam oportunizar a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a apresentação de demandas que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, missão principal do órgão do Judiciário.

Conforme destaca a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o objetivo é conhecer mais de perto a realidade de cada distrito judicial, ouvindo todos os agentes envolvidos na prestação jurisdicional e buscando juntos soluções frente às dificuldades, de modo a proporcionar maior qualidade aos serviços oferecidos pelo Judiciário do Tocantins e cartórios extrajudiciais.

Segundo a desembargadora Maysa Vendramini, com a dinâmica a Corregedoria está ouvindo, conhecendo, despertando o espírito de parceria e estimulando as boas práticas para os ajustes necessários. “Juntos, somos mais fortes! Enquanto magistrados, servidores, delegatários das serventias extrajudiciais e demais membros que compõem o sistema de justiça, é de nossa responsabilidade entregar à sociedade serviços de excelência, com demandas céleres, justas e eficazes”, ressaltou.

Resultados positivos

“Somos testemunhas de uma nova era, na qual as pessoas são o maior valor e instrumento basilar da prestação jurisdicional, bem como do novo papel da Corregedoria”, disse o juiz diretor da Comarca de Colméia, Marcelo Eliseu Rostirolla, destacando que a Corregedoria-Geral da Justiça assumiu uma dinâmica colaborativa e participativa frente às serventias judiciais, extrajudiciais, magistrados e servidores, buscando reconhecer a realidade de fato de cada comarca e implantar ações e protocolos que agilizarão o conhecimento, o debate, a apuração e a correção de equívocos. “Quero parabenizar a Corregedoria pela forma de abordagem, trazendo de fato um diálogo verdadeiro com os juízes e servidores. Nós nos sentimos acolhidos e encorajados a apresentar as demandas”, acrescentou o juiz diretor da Comarca de Araguacema, Cledson José Dias Nunes.

Para o servidor Frederico Gomes Queiroz, com essa nova dinâmica de trabalho a Corregedoria se mostra mais aberta e sensível aos servidores e cidadãos. “Esse trabalho que a Corregedoria está fazendo faz com que os servidores trabalhem com mais vontade e dedicação para que nós possamos entregar um trabalho com resultados aos nossos jurisdicionados”, enfatizou. “Parabenizo a Corregedoria pelo novo modelo de trabalho e por abrir um espaço antes de começar a correição para também tentar saber o que acontece no nosso dia a dia”, também elogiou a escrivã Mara Jaine Cabral de Morais

A tabeliã do Cartório de 2º Ofício de Colméia, Maria Antônia Ribeiro de Oliveira, também viu com bons olhos esse novo formato de correição. “Às vezes você vem para uma reunião que abrange todas as serventias judiciais e extrajudiciais e o assunto nem é muito inerente ao seu cartório; e agora, esse direcionamento dos trabalhos, eu gostei bastante, porque parece que dá mais voz à gente, que é extrajudicial”, citou.